Com potencial de arrecadação que supera R$ 9 milhões da destinação de 6% do Imposto de Renda devido, São Leopoldo atingiu até agora um pouco mais de R$ 1,5 milhões em 2023. Esses são os números até o dia 31 de maio quando encerrou o prazo da entrega do IR no Brasil. Entretanto, o RS, por causa do evento climático de maio, o prazo foi prorrogada até o dia 31 de agosto. “Esses valores mostram a força da solidariedade do povo brasileiro com o gaúchos, porque a maioria dos recursos foram doados por pessoas de fora do Estado”, explicou o presidente do Sindicontábil Vale dos Sinos Paulo Roque Luiz no programa Berlinda em Focca desta quarta-feira (14).
Qualquer pessoa ou empresa pode fazer a destinação de 6% do Imposto de Renda. Esse valor vai para os conselhos do Idoso, Criança e Adolescente. “Reforço o que sempre digo. Precisamos acabar com esse ranço político que faz com que algumas pessoas usem isso como argumento e não façam a destinação. Os instrumentos de fiscalização existem e funcionam. Se o ranço é com o prefeito da cidade onde mora, pode fazer a destinação para qualquer um dos conselhos do país”, lembra o presidente.
Mesmo com um prazo maior da entrega das declarações no RS, Paulo Roque não acredita que os valores alterem muito. “Acho que deveremos ter mais uns 300 mil, não deve passar disso“, projeta.
Durante o programa Paulo Roque, Sérgio Dienstmann e Eduardo Werneck falaram da importância das entidades terem projetos e estarem com toda a documentação em dia para se credenciar e receber os valores.
Como fazer a destinação
É preciso optar pelo modelo completo da Declaração do Imposto de Renda. Nos casos em que o contribuinte tem imposto a restituir, também é possível fazer a destinação, sem pagar a mais ou receber a menos. Acesse o site da Receita Federal, preencha a declaração do imposto e, ao final, clique em “Pagamentos”; em seguida no ícone “+”; posteriormente, em “Doações Diretamente na Declaração”. Depois, selecione “Estatuto da Criança e do Adolescente” e escolha entre as opções dos FDCA nacional, estadual, distrital ou municipal. Por fim, basta digitar a quantia que deseja destinar. Dessa forma, o valor é deduzido diretamente do imposto a ser pago ou posteriormente restituído a quem tem valor a receber
Ouça abaixo a entrevista