A Berlinda vai para cinco anos de existência. Ao longo destes anos já passou muita gente pelo estúdio. Mas confesso a vocês que a entrevista de ontem, com os jovens do Fórum Municipal de Adolescentes e Jovens do Proame/Cedeca foi algo sensacional. Os jovens Breno Cardoso, de apenas 13 anos, Laiana Eduarda Vaz, de 22, e Alice Furtado, 19, fazem a gente repensar muitas coisas sobre o que estamos fazendo. A primeira delas, obviamente, é excluirmos nossos jovens e adolescentes quando tratamos do futuro deles.
Ter voz
Não podemos pensar em decidir o futuro sem a presença deles. Está claro que eles querem ser ouvidos, querem ser respeitados, mas principalmente, querem ter voz. Querem defender o espaço de fala.
Ferramos eles
O jovem e potente Breno usou a expressão: “Vocês adultos ferraram com a gente e agora temos que limpar a sujeira”. Era uma fala em relação ao clima, mas se encaixa em quase tudo. Da minha geração para trás a gente ferrou mesmo com eles. Ignoramos o futuro. Fizemos quase tudo errado. Aliás continuamos fazendo.
Eles são o presente
Que bom que estamos vivendo um ano de eleições municipais. Recomendo aos candidatos a ouvir esses jovens. Não apenas os do Fórum, mas todos os jovens. O que eles querem, o que eles sabem, o que pode ser feito. Eles são o presente que vão melhorar nosso futuro.
Educação, escola
Embora não se tenha clareza de qual seria o melhor caminho para solucionar problemas da educação, precisamos pensar na desconexão que existe hoje entre escola e estudantes, fator que contribui para diminuir a atratividade da escola. Dados da pesquisa Nossa Escola em Re(construção) e Voz do Jovem, realizadas pelo Porvir e Movimento Mapa Educação, respectivamente, mostram que jovens, ao contrário do que o senso comum acredita, têm interesse e gostam de estudar e estar na escola. Desse modo, fica evidente a necessidade de tornar a escola um ambiente mais acolhedor e que de mais espaço voz aos jovens.
Trabalho do Proame/Cedeca
Há 35 anos o Proame/Cedeca de São Leopoldo já percebeu a importância de dar voz a nossas crianças e adolescentes. Obrigado a diretora Micheli Duarte, Jaira Adriana Garske e demais integrantes desta família Proame. Vocês fazem há muito tempo o que muitos nem se deram conta. São escuta.
Ouça o programa abaixo