Até o final do ano o Semae não cortará água dos moradores da mancha da enchente por falta de pagamento afirmou o diretor do Semae, Maurício Miorim no Berlinda News Entrevista desta segunda-feira (5). É uma das medidas tomadas pelo governo municipal, do qual o Semae, faz parte, por conta da tragédia climática do início de maio. A tragédia atingiu diretamente 70% dos moradores de São Leopoldo e da cidade que está em fase de reconstrução. Entre as obras estão as casas de bombas de responsabilidade do Semae.
João Corrêa
“No João Corrêa quatro das sete bombas estão em plenas condições de funcionamento, duas bombas foram compradas no final de 2023 e devem chegar agora em agosto, e uma está em manutenção. Importante deixar claro que as bombas não permanecem ligadas o tempo inteiro, inclusive porque é necessário um nível de água para que as bombas sejam acionadas para tirar a água das ruas e devolver para o rio. Na Campina a capacidade é para três bombas, duas em funcionamento e uma em manutenção. Atrás da rodoviária e do Gusch são duas bombas em cada local, todas em funcionamento.”
Obras PAC Seleções
“O Semae está contemplado com obras e projetos no PAC Seleções anunciado na semana passadadisso. Logo , mas ainda não temos a relação completa de cada obra/projeto e valor. Parte do recursos está no montante de R$ 1,9 bilhão para a bacia que contempla todas as cidades. As planilhas estão sendo analisadas tecnicamente para saber exatamente o que teremos. Na sexta-feira o prefeito Vanazzi chamou para uma reunião para tratar disso.”
Arrecadação
“Em maio a arrecadação caiu em 50% , mas agora está normalizando mesmo com a isenção de moradores em área atingida pela enchente que saíram de casa por um período.”
Ouça o programa completo