Com dez votos favoráveis, uma abstenção e um contrário a Câmara de Vereadores de São Leopoldo aprovou o empréstimo de R$ 80 milhões pela Prefeitura junto ao Banco do Brasil na linha de crédito finisa calamidade. Conforme explicação do secretário geral Olger Peres, o recurso será para investimento como auxílio na construção de moradias, pavimentação, recolhimento de lixo, entre outros. O prazo de pagamento é de dez anos mais dois de carência, totalizando 12 anos.
Votos da oposição
O vereador Gabriel Dias (PSDB) votou favorável. “Mesmo sendo contra empréstimos, nesse caso sou favorável porque é necessário para a reconstrução da cidade”, explicou Gabriel. Hitler Pederssetti (Podemos) votou contra como fez em todos os empréstimos do governo. Já o vereador Jeferson Falcão (PL), que antes da sessão usou as redes sociais pediu que os internautas opinassem como ele deveria votar. “Comente aqui se devo votar favorável a esse projeto”, pediu Falcão. Na hora da votação, optou pela abstenção, ou seja, nem favorável nem contrário.
Cobrança da comunidade
A abstenção é a opção que o vereador Falcão (PL) usa quando se trata de projetos de financiamento/empréstimo como estratégia para não ser cobrado pela comunidade. Na legislatura anterior, a oposição votou contra o empréstimo para calçamento nas ruas e foram muito cobrados pelos moradores e criticados pelo governo na campanha.
17 horas
O PDT terá reunião da executiva às 17 horas de hoje (19) para bater o martelo sobre a composição de vice na chapa com o pré-candidato Nelson Spolaor, ainda nominata entre outros temas relacionados com a convenção marcada para o dia 27. “Temos um acordo com o PT sobre a indicação de vice e tudo será mantido”, disse o presidente Fabiano Haubert.