Professores e alunos da Unisinos ministram curso para auxiliar na reabertura de cozinhas comunitárias de São Leopoldo

11 de julho de 2024 - 14:11

Aconteceu ontem (10) o curso de boas práticas para a reabertura de cozinhas comunitárias após as enchentes. O evento, na cozinha social K’Anjos do Bem, da Ocupação Redimix, bairro Santos Dumont, foi ministrado pelas professoras do Programa de Pós-Graduação em Alimentos, Nutrição e Saúde, Jessica Hoffmann e Liziane Lacerda, além das alunas Deise Barbiani e Mariana Soares, e as alunas da Graduação em Nutrição, Lauren Panitz e Camila da Silva.

O curso, que faz parte do projeto de extensão Cidades e Comunidades Sustentáveis e Cidadãs, abordou de forma detalhada as melhores práticas para garantir a segurança alimentar e a saúde de todos os envolvidos na reabertura dessas cozinhas. Entre os tópicos discutidos, destacaram-se os procedimentos de higienização de estruturas, utensílios e equipamentos, controle de pragas, descarte e armazenamento adequado dos alimentos.

Também foi entregue para as cozinhas participantes o “Guia de Boas Práticas para Reabertura de Cozinhas Comunitárias Pós-Enchentes e Inundações”, ele é digital e irá auxiliar na implementação das medidas apresentadas durante o evento.

Estiveram presentes a conselheira representante da Secretaria de Assistência Social de São Leopoldo, Carolina Cerveira; a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Leopoldo – Comsea, Ingrid Baunhart Becker; a presidente do Comsea de Novo Hamburgo, Claudete Schneider, e representantes de diversas cozinhas comunitárias. Profissionais que contribuíram para o debate, proporcionando um espaço de troca de experiências e conhecimentos essenciais para enfrentar os desafios pós-enchentes e inundações.

A realização do evento reafirma o compromisso das instituições envolvidas em promover a segurança alimentar e a saúde pública, especialmente em situações de calamidade.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo