Organização da 47ª Expointer discute alternativas de transporte público para a feira

11 de julho de 2024 - 13:03

A organização da 47ª Expointer discutiu alternativas de transporte público para a feira, que será realizada de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Com algumas estações da Trensurb fora de operação desde maio, por causa das enchentes, a criação de uma linha de ônibus direta de Porto Alegre para a Expointer foi sugerida pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).

Estiveram presentes na reunião o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, o presidente da Trensurb, Ernani Fagundes, e o diretor superintendente da Metroplan, Francisco Hörbe.

Kuhn destacou a importância da feira e de sua realização para a retomada econômica do Estado após as enchentes. “Há a necessidade de se reforçar o transporte durante o período da feira, tendo em vista a quantidade de público que se desloca até a Expointer, muitos vindos da Capital e de cidades da região Metropolitana. Queremos construir alternativas conjuntas para atender melhor as pessoas”, disse.

Atualmente, a Trensurb está operando as linhas de Novo Hamburgo até a estação Canoas, com intervalos entre trens de 18 minutos. A meta da empresa, segundo o presidente da Trensurb, é retomar a operação até a estação Farrapos, em Porto Alegre, até 20 de setembro, data posterior à feira.

Como solução emergencial, Fagundes explicou que a Trensurb está contratando ônibus que farão a integração da estação Mathias Velho, em Canoas, com o Centro da capital, sem custo adicional para os usuários a partir do próximo sábado (13/7). Com a medida, a Trensurb pretende garantir o atendimento ao público da Expointer, ampliando o número de ônibus no período da feira, caso seja necessário.

“A Expointer é nosso maior evento, nosso período de maior arrecadação, mas, no momento, em razão das subestações de energia não estarem todas em operação, não conseguimos diminuir o intervalo das viagens, que hoje é de 18 minutos. Vamos contratar ônibus enquanto não estivermos em operação plena, para completar a viagem no trecho entre Mathias Velho e o Centro de Porto Alegre e não penalizar os usuários”, disse Fagundes.

O diretor superintendente da Metroplan também falou sobre a possibilidade de se criar uma linha de ônibus de reforço para atender especificamente a Expointer, saindo de Porto Alegre e indo direto para o Parque Assis Brasil. Em breve, haver´pa uma nova reunião entre a Seapi e a Metroplan para discutir as necessidades e os detalhes técnicos.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo