Projeto de fogão movido a luz solar vence Startup Teens da Escola de Aplicação Feevale

9 de julho de 2024 - 14:04

O produto Techfogo, um fogão portátil que funciona por meio de energia solar, foi o grande vencedor do programa  Startup Teens, desenvolvidos por  estudantes do último ciclo do Ensino Fundamental. Apresentação dos trabalhos foi sábado (6).  Criado pela Diretoria de Inovação da Universidade Feevale, o Startup Teens tem como objetivo popularizar os temas do empreendedorismo e da inovação desde a educação fundamental, destacando a sua importância para a sociedade e para o desenvolvimento da cidade e da região.

O segundo lugar ficou com o projeto Mindease, um aplicativo para ajuda psicológica para jovens e adolescentes. Por meio de um chatbot com inteligência artificial, os usuários poderiam compartilhar frustrações e receber conselhos, além de conversar com psicólogos. Integram a equipe os estudantes Aretha Geremia, Júlia Cassales Kirst, Maria Eduarda Sobral Ferreira, Rafaela Cristina Gonçalves Baldo, Sofia Bottcher e Valentina Cardoso da Costa.

O  terceiro lugar foi o projeto ⁠Ecodrain, uma solução ecológica para facilitar a limpeza de bueiros e diminuir a recorrência de entupimentos. O recurso consiste em uma tampa de bueiro, que impediria a passagem de grandes resíduos, e uma cesta coletora, que facilitaria o acumulo do lixo e, consequentemente, o processo de limpeza. Os autores do projeto são os alunos Benjamin Camargo de Barros, Bernardo Kruche Jung, Emanuel Leie Sulzbach, Gabriel Taschetto Ferreira e Henrique Renck Gerhardt.

A menção honrosa foi para o projeto SFN, um aplicativo que valida se as notícias são reais ou fake. Benjamin Furuya Nobre, Kauany Santos da Rosa, Lara Diemmer Horbach, Manuella da Rosa Conceição, Maria Clara Duarte e Maria Eduarda Assmann de Souza Mendes integram o grupo. Todas as equipes vencedoras farão uma visita ao Feevale Techpark. O grupo que conquistou o primeiro lugar terá a oportunidade de apresentar seu projeto no Fórum de Empreendedores Locais (FEL) 2024, que acontece no dia 29 de outubro, em Novo Hamburgo.

O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, afirmou que a inovação e o empreendedorismo estão no DNA da Feevale e que, portanto, o Startup Teens tem ligação direta com os valores, a missão e o propósito da Instituição. “Uma das minhas grandes experiências é entender que não fazemos nada sozinhos. Embora a excelência do trabalho da Universidade, os desafios que vêm pela frente são grandes. Estou aqui para ouvir as ideias de vocês e, quem sabe, aplicar algumas delas para melhorar o nosso trabalho na Instituição”, apontou.

Esta edição do Startup Teens contou com 55 participantes, que tiveram cerca de um mês para desenvolver, com auxílio de professores e mentores voluntários, startups ou produtos minimamente viáveis. As atividades foram divididas em nove encontros, nos quais os estudantes tiveram acesso a diversos conteúdos, como apresentação de um case de sucesso, minicursos de design thinking e MVP (Produto Mínimo Viável) e ensaio de pitch, por exemplo, além de mentorias com professores.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo