Kits de suprimentos do Ministério do Meio Ambiente são entregues no Canil Municipal de São Leopoldo

9 de julho de 2024 - 11:16

A Secretaria de Proteção Animal de São Leopoldo recebeu ontem (8), cinco kits de suprimentos para atendimento de cães e gatos resgatados da enchente. O material, enviado pelo Governo Federal, através do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos dos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e Fiocruz, foi entregue ao Canil Municipal, localizado no Arroio da Manteiga.

A médica veterinária Thais Calvi Arend, coordenadora do departamento veterinário do Canil Municipal, explica que os kits possibilitam a continuidade no trabalho que vem sendo realizado no abrigo municipal do Big/Carrefour. “Será possível dar suporte e manter o protocolo sanitário dos animais que estão abrigados, além de manter a saúde, conforto e bem-estar”, conta a veterinária.

Além de auxiliar animais em abrigos provisórios, os insumos enviados pelo Ministério do Meio Ambiente reforçarão o controle de zoonoses que podem impactar a saúde humana – inaugurando um novo protocolo para o cuidado com animais vítimas de grandes desastres. Cada kit é comporto por testes rápidos para Cinomose em cães e para FIV/FELV em gatos, antiparasitários (vermífugos, antipulgas e carrapaticida), antibióticos, analgésicos, suplementos alimentares, medicamentos para curativos, insumos (esparadrapo, gaze, álcool, soro lactato, soro fisiológico, cateter, seringa, agulha), microchip de identificação e leitor de microchip. Em quantidades totais, com cada kit será possível atender 200 cães e 20 gatos – totalizando 1.100 animais beneficiados no município.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo