Prazo para solicitação do Auxílio Reconstrução termina quarta-feira, dia 10

8 de julho de 2024 - 18:27

Termina à meia-noite de quarta-feira, dia 10, o prazo para solicitação do Auxílio Reconstrução, benefício de R$ 5.100,00 pago em parcela única pelo Governo Federal para famílias que foram atingidas pela enchente dentro da mancha de inundação no início do mês de maio.

Para se cadastrar, é preciso acessar pela internet: https://www.ajudatche.com/cadastrar – link desenvolvido pela ULBRA para a Prefeitura de São Leopoldo – e preencher as informações solicitadas no formulário, as quais serão enviadas automaticamente à Prefeitura após o familiar responsável pelo cadastro clicar em “Salvar as informações”.  É importante destacar que este prazo se refere apenas à inserção de novos cadastros, quem já se cadastrou deve aguardar pelo processamento da solicitação junto ao sistema do Governo Federal.

Até o final da manhã desta segunda-feira (8), 88.048 famílias haviam se cadastrado para receber o benefício, 35.645 cadastros encontravam-se em análise no sistema do Governo Federal e 34.993 já foram aprovados.

A Prefeitura de São Leopoldo identificou 9.812 casos em que o cadastro de solicitação do Auxílio Reconstrução consta como reprovado, por motivos que vão desde erros dos declarantes no preenchimento do nome, data de nascimento, CPF ou estado civil. Para estes casos, foi criado um atendimento presencial nos cinco CRAS da cidade para que as famílias tenham nova oportunidade de correção e reenvio dos dados para análise. Portanto, se o resultado da busca informar cadastro reprovado, é necessário revisar e corrigir erros no preenchimento e reenviar.

Se você já preencheu o formulário pelo link informado acima, pode acompanhar o andamento do cadastro pelo aplicativo Gov.br que deve ser baixado no seu celular. Esta etapa é indispensável para que a Caixa Federal efetue o pagamento após a análise das informações cadastrais, pois é pelo aplicativo Gov.br que você confirmará seus dados. Quem possui conta na Caixa receberá o dinheiro nesta conta. Para quem não tem, será aberta automaticamente uma conta poupança no nome do responsável pela família, que acessará o dinheiro com o aplicativo Caixa TEM, que é uma conta digital gratuita.

Confira os endereços dos CRAS

  • CRAS Centro – Avenida João Corrêa, 1350 – 2º andar
  • CRAS Oeste – Rua Vicentina Maria Fidelis, 350, Vicentina
  • CRAS Leste – Rua Arthur Georg, 90 – Feitoria
  • CRAS Norte – Rua Walter Hennemann, 582 – Scharlau
  • CRAS Nordeste – Rua Cora Coralina, 547 – Santos Dumont
Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo