Por cerca de oito anos a conhecida capitã Bibiana Menezes, do 25º Batalhão de Policiamento Militar, circulou por São Leopoldo. Foi chefe das seções administrativas do 25º BPM, comandou o policiamento operacional da cidade, também sempre esteve na linha de frente da Patrulha Maria da Penha e Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Há duas semanas ela deixou o município e está no Comando Regionais de Policiamento Ostensivo (CRPO) em Novo Hamburgo. Ela é chefe responsável pela correção de Justiça de Disciplina da BM.
De Capitã a Major
A mudança faz parte também de uma progressão da carreira militar. Ou seja, ela pode passar de capitã para major. Um caminhada natural dos militares.
Surpresa
A saída da capitã pega todos de surpresa em São Leopoldo. Conversando com o presidente da OAB/São Leopoldo, Renê Engroff, por exemplo, ele ficou surpreso com a transferência. A capitã sempre foi uma voz forte em defesa das mulheres e uma figura presente nas rádios locais.
Longe, mas presente
Apesar da transferência a capitã falou que segue a disposição para falar.
Ação na enchente
Na enchente a capitã montou um centro de distribuição dentro do batalhão. “Nas primeiras 48 horas da tragédia começamos a perceber que muitos militares foram afetados pela enchente. Então naquele momento nossa preocupação era cuidar de quem cuida, pois mesmo perdendo tudo eles seguiram na rua. Só que a generosidade do povo capilé foi tão grande quanto a tragédia e começou a chegar muitas doações”, disse ela na época. O Centro ajudou muita gente.