Obra do pavilhão de comando do 19º BIMtz deve ficar pronta em outubro de 2025

4 de julho de 2024 - 19:09
Por Juliano Palinha

A chuva também tem atrapalhando a programação da obra de reconstrução do pavilhão de Comando do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado “Batalhão da Serra”, destruído pelo fogo em 2 de julho de 2018. Por causa disso a finalização da obra mudou de data e só deverá ser entregue em outubro de 2025.

O Coronel Celso Brasil Nascimento disse que a expectativa é em 2025, porém lembrou que o tempo terá que ajudar para não interromper mais uma vez a data de inauguração. “Obras está indo bem, mas o clima tem atrapalhado muito. Esse ano tivemos as enchentes e as chuvas ano passado atrapalharam na fundação. A obra era para acabar esse ano porque tem o fim do contrato no dia 14 de novembro. Mas os eventos climáticos impediram. Hoje a expectativa é que ele seja inaugurado até outubro de 2025. Existe possibilidade de terminar antes, mas dependerá das condições climáticas”.

Segundo o comandante , a parte norte está finalizada e a sul está sendo concretada. “A partir ocorre o trabalho de alvenaria da parte interna. Depois a parte hidráulica”, comentou.

Restauração 

O Coronel lembrou que não se trata de uma obra apenas, mas sim uma restauração. “Mas importante destacar que não é um a reconstrução, é restauração para deixar o pavilhão como era antes. É um trabalho minucioso para trazer de volta às características originais.”

R$ 18 milhões

A obra foi  paralisada uma vez porque a  primeira empresa vencedora da licitação não teria  dinheiro para concluir o serviço. Assim, o exército precisou abrir uma nova licitação e reiniciar todo o processo. A retomada das obras ocorreu após a aprovação do novo projeto executivo, orçado em R$ 18 milhões, e pago pelo Estado Maior do Exército Brasileiro.

A empresa K&G Construções Limitadas, de Santa Cruz do Sul, é a responsável pela restauração.

O maior cuidado é justamente manter as estruturas remanescentes para garantir a arquitetura original. O prédio do Pavilhão de Comando foi inaugurado em 12 de novembro de 1922 e hoje o 19º BIMtz conta com cerca de 800 militares.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo