POR SÔNIA BETTINELLI: O mapa que não pode faltar na escola

3 de julho de 2024 - 06:56
Por Sônia Bettinelli

O mapa  com a planície de inundação  na bacia hidrográfica do Sinos deve estar em todas as escolas de São Leopoldo para que os estudantes, principalmente  para os menores, entendam o que aconteceu com a cidade por conta da ação humana e porque precisamos do sistema de proteção.  O estudo que resultou na  planície de inundação foi feito depois da enchente de 2013 a pedido do Comitesinos que acendeu o alerta porque quase ocorreu o extravasamento.

No currículo

No Berlinda News Entrevista de ontem (2), a secretária de Educação, Renata de Matos, defende a revisão do currículo e que o educação ambiental  seja matéria e não mais  atividade transversal.  “Educação ambiental é o nosso dia a dia e a escola é o espaço ideal para esse diálogo com a família, com a comunidade do território”, disse acrescentando que os estudantes chegarão na escola com a carga emocional  da tragédia. Muitos ainda fora de casa.

População e poder público

O principal recado do prefeito Vanazzi no seminário sobre mudanças climáticas, ontem (2), foi para a classe política, vereadores e dirigentes partidários  independente de sigla. “É a hora de pressionar pela definição do gerenciamento do sistema de proteção e a elaboração de um projeto para toda a bacia”.

Medalha de conformidade

São Leopoldo é uma das  21 novas cidades que conquistaram  a medalha de Conformidade (Compliant), o que significa que completaram os pilares de Mitigação e Adaptação. O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM),  financiado pela União Europeia na América Latina, reconhece o compromisso de cada cidade com a ação climática ambiciosa, fazendo parte de uma resposta histórica e poderosa dos governos locais de todo o mundo para enfrentar a crise climática. No ciclo de 2023, um total de 95 cidades na América Latina receberam 248 novas medalhas, destacando seu progresso e conquistas na implementação de seus compromissos climáticos.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo