Semmam realiza batimetria do leito do Rio dos Sinos para mapear seu trecho crítico

1 de julho de 2024 - 16:04

Nesta segunda-feira (1°), técnicos da empresa CRG Topografia, de Santa Cruz do Sul, contratados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) de São Leopoldo, realizaram a batimetria do leito do Rio dos Sinos com o objetivo de definir um mapa topobatimétrico da calha do Rio dos Sinos no seu trecho crítico. Os resultados da batimetria sairão dentro de 15 a 20 dias.

Antonio Geske, diretor do Sistema de Proteção de Cheias da Secretaria Geral de Governo (SGG), esteve presente na realização do trabalho e explicou o objetivo do levantamento. “Estamos verificando o trabalho de batimetria contratado pela prefeitura para definir a situação da calha do rio. Precisamos entender como o canal se comportou, especialmente desde a primeira batimetria em 1996 e depois do trabalho de desassoreamento realizado em 2010. Com os resultados deste levantamento, buscamos o licenciamento para retomar o desassoreamento desse trecho crítico, que está com níveis acima do necessário”, explicou.

“Realizamos o levantamento de campo utilizando um ecobatímetro, que mede a profundidade do leito do rio através de uma sonda. Esses dados são georreferenciados com um GPS de alta precisão. Após coletar os dados no leito do rio, levamos para o escritório para processamento, que gera vários perfis e curvas de nível da profundidade do leito, que podemos comparar com estudos anteriores para identificar possíveis alterações. Além dos levantamentos históricos que o Geske possui, temos também dados de levantamentos realizados para empresas privadas. Vamos usar esses dados para fazer uma comparação com os resultados atuais”, explicou o geomensor da empresa CRG Topografia, Leandro Grassel, responsável pelo levantamento.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo