Na tarde desta quarta-feira (26), na sede do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Sinos – Sindicontábil, ocorreu as primeiras doações de notebooks a profissionais atingidos pela enchente de maio. A ação reúne o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio Grande do Sul (SESCON-RS), Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC-RS), Federação dos Contabilistas e Sindicontábil.
“São mais de 400 profissionais atingidos com certeza no Estado. Só na base do Sindontábil VS são em torno de 120. Então atendendo um pedidos dos próprios profissionais da área, há esse movimento. Queremos tentar atender a todos”, disse o presidente Paulo Roque Luiz.
Presente na entrega, Sandoval dos Santos, vice financeiro da Fecontábil salientou o esforço das entidades, mas também a força dos colegas. “Eu falo para os clientes e colegas que tem uma diferença da pandemia. Na pandemia a economia deu uma travada, mas quando retomou a empresa abriu e estava tudo intacto para seguirem suas atividades. Hoje além de perder o cliente, tudo terá que recomeçar do zero, pois muita gente perdeu equipamentos, matérias prima e o próprio capital de giro para recomeçar”.
RESILIÊNCIA DA PROFISSÃO
A presidente do Sescon-RS, Paula Dahmer, destacou a capacidade dos profissionais contábeis de enfrentar as adversidades e diz que a categoria é muito resiliente. “A gente passa por tanta coisas, mudanças de lei, cada dia uma novidade, então sempre digo que somos uma classe muito resileinte. Ou seja precisamos buscar forças onde a gente sempre teve. Então tenho certeza que a classe vai se recuperar. A gente sabe que é pouco, pela grande perdas que tivemos, mas os colegas sabem que podem buscar as entidades.
LADO PSICÓLOGO
Patrícia Arruda, vice presidente do CRC RS, disse que a categoria está unida para está reconstrução e destaque que a categoria terá que ir além da parte tributária e financeira quando tratar com o cliente. “A gente sabe que muita gente perdeu tudo. Então nesta reconstrução é importante está união. O profissional da contabilidade ele é vital não apenas nos números, no meu conceito o pessoal da contabilidade vai muito além da parte econômica, ele é social. Agora mais que nunca, além de orientar o cliente na parte tributária e financeira teremos que ser um pouco psicólogo porque está todo mundo precisando”.
Ouça abaixo a live