Stihl abriu as portas e acolheu, ouviu e doou equipamentos para prefeitos de 11 cidades atingidas pela enchente

25 de junho de 2024 - 14:37
Por Sônia Bettinelli/Juliano Palinha

“O  problema de um é o problema do outro, vocês podem ter soluções conjuntas porque juntos somos mais fortes” disse o presidente da Stihl, Cláudio Guenther, aos prefeitos de Agudo, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Marques de Souza, Muçum, Roca Sales, Sinimbu e Vale Real, na cerimônia de entrega de equipamentos para os municípios duramente atingidos pela enchente.

O ato desta terça-feira (25) na sede da organização, em São Leopoldo, não é isolado. O vice-presidente de Marketing e Vendas da STIHL, Romário Britto, visitou as regiões atingidas. “A Stihl pensa primeiro as pessoas e depois o produto. Primeiro cuidamos e acolhemos os nossos funcionários e vimos que não adiantava só fazer a nossa parte aqui na empresa e sim ajudar a nossa comunidade, o que fizemos dentro das nossas possibilidades e aí o nosso vice-presidente de marketing,  Romário se sensibilizou com a situação das cidades e decidimos ajudar na reconstrução com os equipamentos”, disse o presidente Cláudio.

Emoção

A fala da prefeita de Sinimbú, Sandra Backer, começou como gestora da cidade, responsável por cada decisão. Destacou o papel de cada órgão público, do Estado na reconstrução. Lembrou dos momentos cruciais, disse que coragem não falta, porém não é o suficiente. Emocionada, a prefeita relatou o que disse ao promotor público que a visitou, que na verdade é o sentimento, a dor, o trauma de cada morador de Sinimbu e de todo o RS. “Precisamos muito mais que coragem, precisamos de todos os órgãos públicos para nos ajudar a resolver os problemas da cidade e de todas as pessoas”, finalizou chorando.

Acolhimento

Mateus Trojan, prefeito de Muçum, agradeceu os equipamentos mas principalmente o convite de hoje da Stihl. “A grande energia que recebemos nesse período de todas as partes, o braço das pessoas que não tinham vínculo com a cidade, com os moradores, mas foram lá nos ajudar, nos abraçar. Agradeço a Stihl por esse momento que nos tira um pouco do foco, do ambiente desafiador de reconstruir a cidade. Muito obrigado.”

“A prática da responsabilidade social faz parte da cultura corporativa da STIHL e este DNA aproxima a empresa da comunidade. Neste momento, que se vive os impactos da pior tragédia da história do Rio Grande do Sul, mais do que nunca se faz necessário a nossa capacidade de mobilização e de ajuda para populações que tiveram suas cidades devastadas. Atuamos em diversas frentes desde o início das enchentes nos diferentes momentos de enfrentamento e esta significativa doação é uma demonstração de que seguimos juntos dos gaúchos na reconstrução do Estado”, afirma Cláudio Guenther.

Equipamentos doados

O objetivo da doação – que conta com motosserras, roçadeiras, sopradores, lavadoras de alta pressão, motopodas, motores estacionários, motobombas e cortadores de pedra e ferro – é contribuir com as ferramentas necessárias para a reestruturação das cidades.

Iniciativas da STIHL para amenizar os impactos das enchentes

Para acolher pessoas, a empresa abriu a sede da Associação dos Funcionários (AFAS), localizada na sede da STIHL, para 132 pessoas afetadas que receberam atendimento e abrigo, inclusive com escala de médicos e enfermeiros voluntários para atender os feridos que chegam, assim como veterinário para atendimento aos animais resgatados. Também disponibilizou ao município de São Leopoldo gerador de energia e a equipe técnica para auxiliar na instalação para que a SEMAE – responsável pela distribuição de água na cidade – pudesse retomar o abastecimento para a população.

Além disso, prestou apoio ao Corpo de Bombeiros Militar, à Brigada Militar e a Prefeituras da região com doação de gasolina e óleo para as embarcações, além da doação de muitos outros equipamentos, como motor estacionário para barco, motobomba, motosserras, lavadoras, botas de segurança. Também prestou apoio logístico no recebimento de materiais e doações. Entregou lavadoras de alta pressão para a Prefeitura de São Leopoldo. Ainda contribuiu com lavadoras para o projeto Meu Lar de Volta, uma plataforma que conecta voluntários e pessoas afetadas pela enchente que precisam de ajuda para a limpeza de suas casas. Ao total já foram mais de 680 equipamentos doados.

Para auxiliar a Prefeitura de Porto Alegre e contribuir na limpeza do Mercado Público, cerca de 30 colaboradores da STIHL, de diversas áreas, atuaram no trabalho voluntário de um dos mais importantes pontos históricos da capital gaúcha. Foram disponibilizados equipamentos, como gerador de energia – ainda não lançado no Brasil -, lavadoras de alta pressão, motobombas e aspiradores de pó e líquidos. Além disso, a empresa realizou uma força-tarefa com colaboradores voluntários para a limpeza de casas de funcionários atingidos.

As ações são parte da atuação da STIHL para minimizar os impactos das enchentes no Estado, que afetam diretamente colaboradores e a comunidade gaúcha em geral. A STIHL seguirá atuando para garantir segurança e bem-estar para a comunidade afetada e valorizando a mobilização de todos como imprescindível para a reconstrução do Estado.

Sobre a STIHL

A STIHL lidera o mercado brasileiro de ferramentas motorizadas portáteis, com um mix completo de produtos de alta qualidade e durabilidade. Com produtos destinados ao mercado florestal, agropecuário, construção civil, conservação e jardinagem profissional, e doméstico, a empresa oferece uma ampla linha de ferramentas motorizadas portáteis que podem ser encontradas em mais de 5 mil pontos de venda distribuídos pelo Brasil. No país, a STIHL está localizada em São Leopoldo (RS), onde trabalham aproximadamente 3 mil colaboradores. A matriz do grupo fica na cidade de Waiblingen, na Alemanha. Reconhecida pela sua liderança tecnológica, inovação e qualidade de seus produtos, a empresa está presente em mais de 160 países por meio de canais de distribuição formados por mais de 55 mil revendedores especializados no mundo. Para atender ao mercado global, a STIHL conta com unidades produtivas na Alemanha, Brasil, EUA, Áustria, Suíça, China e Filipinas. A STIHL Brasil é certificada com a ISO 14001, ISO 9001 e a ISO 45001.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo