Guaíba volta a subir e três comportas são fechadas preventivamente nesta segunda-feira

24 de junho de 2024 - 14:09

A prefeitura iniciou na manhã desta segunda-feira (24) o fechamento preventivo de três comportas do sistema de proteção contra cheias. A medida tem como base a elevação dos afluentes do Guaíba e a ação do vento sul, que contribui para o represamento do lago.  No final desta manhã, o Guaíba estava em 3m37cm na Usina do Gasômetro.

Serão vedadas as comportas 4 (avenida Sepúlveda), 6 (Catamarã) e 11 (avenida São Pedro). Outras seis estão fechadas permanentemente e três seguem protegidas por bags de ráfia, preenchidas por areia e cimento. Os portões 1 e 2 permanecerão, inicialmente, abertos.

“Nossas equipes estão mobilizadas no monitoramento do Guaíba. O fechamento é essencialmente preventivo, tendo como principal objetivo tranquilizar a população”, afirma o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss.

Casas de bombas – Ao todo, 22 das 23 Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebaps) estão em funcionamento na Capital. As estruturas passaram por revisões, nos últimos dias, com foco no fortalecimento do sistema de drenagem da cidade.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo