Atendimento para cadastro do SOS PIX pode ter mudanças em São Leopoldo

24 de junho de 2024 - 06:16
Por Sônia Bettinelli

A Secretaria de Assistência Social (SAS) de São Leopoldo deve anunciar nesta segunda-feira (24)  possibilidade de mudança no atendimento para o Cadastro Único para as famílias atingidas pela enchente, que se encaixam no SOS PIX , auxílio do governo do Estado. Objetivo é agilizar o atendimento  na Central pelos números 2200-0550 e 2200-0551 que está gerando muita reclamação devido ao congestionamento nas linhas. O uso do CadÚnico para acessar o SOS PIX foi escolha do Estado alegando ser o sistema mais seguro.

Conforme a titular da SAS, Márcia Martins, mais de cinco (5) mil cadastros foram feitos pelos 12 cadastradores do Município e cinco (5) enviados do Ceará pela Força Nacional. “Pedimos a Força Nacional  que envie mais cadastradores porque o CadÚnico é um cadastro complexo  que exige entre 40 a 50 minutos para cada pessoa”, disse Márcia Martins sem adiantar o que está sendo planejado para agilizar o atendimento.

O SOS PIX é administrado pela Casa Civil do governo do Estado. Por meio de nota a  Casa Civil explicou porque definiu o CadÚnico para distribuição do auxílio. Confira:

“É um cadastro confiável, utilizado em diversos programas sociais, com critérios estabelecidos e que a população e os servidores da área de assistência social já conhecem. Não fazia sentido criar um novo cadastro que demandaria treinamento dos operadores. Como informa o site do CadÚnico, “essa base de dados facilita o desenvolvimento de novos programas sociais, a organização da oferta de programas e serviços para essas famílias e a seleção de beneficiários de maneira eficiente e segura”. O CadÚnico é um critério de avaliação de renda com procedimentos próprios de validação dos cadastros.”

Formação com autorização institucional em Esteio

A Prefeitura de Esteio tem cinco (5) cadastradores capacitados, ou seja, insuficiente para a demanda. “Insistimos com o Estado para que desse autorização institucional para formação extra de cadastradores com menos tempo que a formação normal. Totalizamos 18 cadastradores no total”, explicou a jornalista Cristiane Franco que nesse momento acumula a pasta da Cidadania.

Login e senha

Os cadastradores são capacitados especialmente para o CadÚnico, recebem login e senha para acessar o GOV e inserir as informações detalhadas das famílias que assinam a autodeclaração sobre todas as informações. Caso ocorra algum tipo de vazamento dos dados, a responsabilidade é do cadastrador.

Quem pode receber  SOS PIX 

  • Renda familiar de até 3 salários mínimos; ter sido desabrigado ou desalojado em razão das enchentes e inundações; não ser beneficiado pelo Volta por Cima; e constar no CadÚnico ou no CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar)

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo