São Leopoldo inicia aplicação de vacina contra a dengue para crianças entre 10 e 14 anos

21 de junho de 2024 - 19:35

A sexta-feira marcou o início de uma nova etapa no combate ao vírus da dengue em São Leopoldo. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) Cohab Duque, Centro do Idoso, Imigrante, Rio Branco e Scharlau passaram a oferecer a vacina para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos. O esquema vacinal recomendado é de duas doses com intervalo de três meses. Quem eventualmente tenha se contaminado, deve esperar 6 meses contando o fim dos sintomas.

São Leopoldo contabiliza 12.884 casos e 22 óbitos por conta da dengue em 2024. Equipes da Vigilância em Saúde atuam diariamente em pontos estratégicos e em residências orientando a população e aplicando inseticida.

Rio Branco

A UBS Rio Branco registrou grande procura desde o início da tarde. A dentista Ivani Wuttke aproveitou um intervalo na agenda para levar o filho Lucas Wuttke e o sobrinho Guilherme Wuttke, ambos de 11 anos, na unidade. Moradora do Morro do Espelho, Ivani não vacila quando o assunto é prevenção. “Fiquei sabendo pelas redes sociais da Prefeitura e trouxe logo os dois. Tem que prevenir, a doença é muito pior”, afirmou. Após receber a dose, o protocolo indica a espera de 15 minutos na unidade para acompanhamento. “É bem tranquilo, nem percebi que tinha feito. A enfermeira foi muito rápida”, assegurou Guilherme, contando os minutos para ir para casa protegido.

Sábado de vacinação

Neste sábado, dia 21, as UBS Cohab Duque, Centro do Idoso, Imigrante, Rio Branco e Scharlau abrirão suas portas para atendimentos e para aplicação de vacinas de rotina, incluindo a da dengue. O expediente será das 9h às 15 horas.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo