Psicólogas desenvolvem guia de cuidados com equipes atuantes em emergências e desastres

19 de junho de 2024 - 16:05

Será lançada, na próxima quarta-feira, 26, às 19h30min, a cartilha Saúde e segurança no trabalho de equipes em emergências e desastres. O guia, cujo objetivo é qualificar agentes responsáveis pelo cuidado de trabalhadores e trabalhadoras em linha de frente, foi elaborado pelas psicólogas Carmem Regina Giongo, professora do mestrado em Psicologia da Universidade Feevale; Karine Vanessa Perez, docente do mestrado em Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); e Marcele Tonet, integrante do Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O material foi produzido em resposta às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024, e aborda fatores de risco e prevenção em saúde mental; riscos de segurança às equipes e estratégias de prevenção em desastres e emergências; e medidas básicas para implantação de um plano de intervenção em saúde e segurança no trabalho.

O texto indica que, em  casos de emergências e desastres, os primeiros esforços são, geralmente, empregados no auxílio às populações diretamente atingidas. “No entanto, a atenção com a saúde e segurança dos socorristas, voluntários e demais profissionais é essencial, demandando o planejamento de ações em saúde do trabalhador e trabalhadora desde o início dos atendimentos, buscando prevenir posteriores agravos à saúde e evitando, além da fadiga por excesso de tarefas, sobrecargas no sistema de saúde local”, informa o guia, que poderá ser acessado pela comunidade após o seu lançamento. O evento, que acontece de forma online, será ministrado pelas autoras, e recebe inscrições em feev.as/inscrição-cartilha. O endereço para participação é feev.as/palestracartilha.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo