Coleta Seletiva retorna as atividades em São Leopoldo após enchente

19 de junho de 2024 - 17:35

A Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) se reuniu com as cooperativas atuantes na coleta seletiva do município para organizarem a retomada gradual do serviço de recolhimento dos recicláveis.

Desde que São Leopoldo foi assolada pela maior tragédia climática dos últimos tempos, a coleta seletiva esteve inoperante devido aos bloqueios das vias alagadas, da redução dos cooperados e da perda de materiais e equipamentos de trabalho.

A partir desta semana o lixo seco retornará a ser recolhido pelas oito cooperativas (CooperFeitoria, Cooperativa Mão Dadas, Cooperativa Nova Conquista, Cooperativa Santo Antônio, Cooperativa Uniciclar, Cooperativa UniVale, Cooperativa Vitória e Cooperativa Fênix), cada uma operando na sua respectiva região, como era realizado anteriormente antes da enchente.

O titular da Semurb, Sandro Lima, reforça a importância social e ambiental dessa frente de trabalho no município. “Mais do que nunca é fundamental retornar a coleta seletiva para que a gente consiga avançar na pauta ambiental frente essa tragédia que enfrentamos, além de garantir a subsistência de diversas famílias que foram atingidas pelas águas e que o seu sustento vem através da reciclagem”, afirma Sandro.

A diretora de Limpeza Pública da Semurb, Simara Gheno, pautou a condição atual do trabalho e o incentivo a separação dos lixos produzidos em casa. “É importante esclarecer que a coleta seletiva está retornando em regime progressivo, pois ainda há dificuldades de acesso nas regiões que foram atingidas pela enchente. Lembrando também que os resíduos secos que separamos para as cooperativas serve de renda para as diversas famílias cooperadas, então devemos continuar separando o nosso lixo e principalmente neste momento não misturar os materiais recicláveis com os móveis e resíduos extradomiciliares contaminados que estão em frente às casas”, ressalta Simara.

Para acessar o cronograma de serviços da Coleta Seletiva, acesse o link: 

https://drive.google.com/file/d/1Q3t9rDLnWO4QXx-GTzESZ4ickL3byxIn/view

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo