POR SÔNIA BETTINELLI: Contra o desvio de caráter

14 de junho de 2024 - 06:29
Por Sônia Bettinelli

A vereadora Iara Cardoso (PDT) gravou um vídeo na Vicentina, um dos locais mais afetados pela catástrofe, para chamar atenção de um problema sério e grave, que é o desvio de caráter no serviço de retirada dos moveis e objetos das casas atingidas pela enchente. Iara Cardoso divulga o ZAP da Fiscalização da SEMURB 51993376656 para denúncia de pedidos de pagamento aos moradores para a remoção dos entulhos. “Muito já foi recolhido, mas ainda tem muito a ser recolhido e o que nos constrange são conversas que estão pedindo dinheiro para a retirada dos entulhos. Denuncie isso não é admissível em meio a uma catástrofe que isso aconteça. Não aceite, ligue e denuncie para que isso seja tratado pelas autoridades competentes”, pediu a vereadora. As pessoas não podem se sentir “melindradas ou constrangidas em denunciar”, quem deve ficar constrangido é quem tem esse tipo de comportamento.

Transparência nas redes

Projeto do vereador Falcão (PL) para que a Prefeitura publique nas redes sociais o cronograma de trabalho das equipes responsáveis pelo recolhimento de entulhos foi aprovado na sessão de ontem (13), em regime de urgência especial, por unanimidade. Conforme o projeto, a Prefeitura deve fazer a divulgação diária de cronograma do serviço, quantidade de veículos, máquinas, trabalhadores e sua localização, bem como a criação de um canal para a solicitação do serviço e para denúncias.

Simples assim

O secretário geral,  Olger Peres, precisou de aproximadamente dois minutos para explicar que abertura de crédito especial de R$ 9 milhões para restituição e indenização é operação da contabilidade pública para devolver a parcela da obra da Independência que deveria ter sido usada em maio, porém a catástrofe climática impediu a realização do serviço. “O valor voltará ao Município para a obra, mas a contabilidade pública exige essa tramitação”, explicou Olger Peres na sessão de ontem (13). Na semana passada os governistas bateram cabeça para que alguém do governo explicasse a matéria, ou seja, uma melhorada na articulação sétimo andar com a base na Câmara evita desgaste desnecessário para os vereadores.

Articulador

Desde ontem (13), Vladimir Rosa, faz a articulação do sétimo andar com a base governista. Rosa já fez essa função e conhece a tramitação entre os dois poderes. A base governista agradece.

Realidade x expectativa

Por mais que a intenção dos vereadores de oposição – Falcão e Hitler Pederssetti – seja de ajudar a população sobre isenção de IPTU, é preciso conhecimento e responsabilidade sobre o que pode e o que não é viável na isenção de tributos principalmente com a expectativa para a população. Isentar tudo e todos do pagamento do IPTU o ano inteiro não é simples assim, porque se assim fosse, porque não extinguir o tributo? Sim, estamos vivendo uma catástrofe e as pessoas precisam de ajuda e o Poder Público deve fazer isso, mas a responsabilidade sobre medidas, isenções é de todos os agentes políticos eleitos seja do Executivo ou do Legislativo.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo