NESC e Unisinos intensificam ações em escolas da rede municipal de São Leopoldo

14 de junho de 2024 - 16:45

O ano de 2024 começou com um impulso renovado para a educação ambiental nas escolas municipais de São Leopoldo. Desde o início deste ano, a Secretaria Municipal de Educação (Smed), através do Núcleo de Educação para a Sustentabilidade na Cidade (NESC), vem intensificando suas ações em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e Sustentabilidade da Unisinos.

No dia 14 de junho, as turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Barão do Rio Branco participaram das primeiras palestras do ano. O professor Douglas Tondolo Bones destacou a interação entre os acadêmicos e os estudantes da escola: “Os alunos foram receptivos à proposta e interagiram muito”, comentou.

Coordenado pelo professor Marcelo Caetano, essa colaboração traz estudantes de mestrado e doutorado para ministrar palestras em turmas de 3º e 6º anos, ampliando a faixa etária atendida em relação aos anos anteriores.

Trabalhos de outros anos

Desde março de 2022, quando a parceria foi firmada, a iniciativa tem se mostrado um sucesso. No primeiro ano, 1.403 estudantes foram capacitados. Em 2023, aproximadamente mil alunos participaram das atividades. As palestras abordam temas essenciais como sustentabilidade, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), saneamento básico, água, esgoto/efluentes, resíduos sólidos, entre outros.

O Núcleo de Educação para Sustentabilidade reforça a importância de abordar esses temas nas escolas. A educação é a base para a conscientização ambiental. Quando os alunos aprendem sobre sustentabilidade e ODS, eles se tornam mais conscientes dos problemas ambientais e das possíveis soluções, desenvolvendo uma geração que valoriza e protege o meio ambiente, contribuindo para um futuro mais sustentável.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo