Devido a realização de trabalhos de manutenção no sistemas de energia dos trens, a Trensurb irá operar no final de semana em horários reduzido das 6h às 18 horas. A partir de segunda-feira (10), os trens voltam a circular das 6h às 20h.
Conforme a Trensurb, a operação emergencial está ocorrendo diariamente, no trecho entre as estações Mathias Velho e Novo Hamburgo, com intervalos de 35 minutos entre as viagens.
Dois trens circulam no trecho Mathias Velho – Unisinos por ambos os lados da ferrovia, enquanto um único trem faz o trajeto de ida e volta, em via única, entre as estações Unisinos e Novo Hamburgo – sendo necessário o transbordo na Estação Unisinos para aqueles que forem seguir viagem.
A operação segue sem cobrança de passagem, uma vez que os sistemas de bilhetagem também foram afetados pela calamidade e continuam inoperantes.