Neste final de semana, o Hospital Móvel do Instituto SOS Bicho Urbano, de Passo de Torres, Santa Catarina, retorna a São Leopoldo para um mutirão de castração, no abrigo municipal Carrefour. A castração será dos animais abrigados, procedimento autorizado por decreto de castração compulsória. No local estão 1,1 mil pets (cães e gatos) resgatados da enchente. No Berlinda News Entrevista desta terça-feira (31) a titular interina da Secretaria de Proteção Animal (Sempa), veterinária Thais Calvi Arend, e o presidente do Conselho Municipal de Daniel Ferraz Dias, relataram o funcionamento do abrigo e o tratamento dispensado aos animais por veterinários do Município e voluntários de vários estados do Brasil. O contrato com a direção do Carrefour para uso do espaço é de três meses. O prefeito Vanazzi estará no abrigo às 14 horas de hoje (31).
Sobre o futuro dos animais que não serão resgatados pelos tutores, a Sempa trabalha com lar temporário e adoção. Mas o objetivo é que voltem para seus tutores. “Se o tutor não puder levar o pet nesse momento que tem focar na sua reconstrução, não tem problema. Mas pedimos para que compareçam no abrigo e colocaremos a placa no animal até que possa ir embora com sua família”, pede Thais.
“A alegria dessa fêmea com a chegada do seu tutor emociona demais”, secretária Thais
Segurança
“Nesse momento estamos conseguindo trabalhar com uma certa tranquilidade atendendo todos os animais e tutores que vão ao local para ver se seu pet está no local. Com superlotação não estamos mais recebendo novos animais, mas isso não significa que não são atendidos. Casos de emergência e urgência sempre são atendidos. Se recebermos mais animais não teremos a segurança necessária. Todos os animais foram cadastrados, chipados, medicados, vacinados “, explica Thais.
Voluntariado
“O voluntariado é fundamental para o tratamento necessário. Hoje temos cerca de 30 veterinários voluntários, a maior parte de outros estados. O Município contratou emergencialmente seis veterinários mais a equipe da Sempa “, diz Thais.
Veterinários da cidade
“Os veterinários de São Leopoldo fecharam suas clínicas para nos ajudar, um trabalho de excelência, fazendo cirurgias emergenciais em suas clínicas inclusive para os veterinários voluntários. Mesmo após abrir as clínicas seguem nos ajudando muito”, diz Daniel Ferraz acrescentando que a Sempa e o Conselho estão atuando desde o dia 2, começando pela paróquia Santo Inácio, ginásio Celso Morbach, Centro de Eventos, escola Irmão Weibert até o abrigo.
Políticas públicas
“Nas próximas semanas vamos reunir o conselho, Sempa, Ministério Público e a Prefeitura para tratar de políticas públicas para animais em São Leopoldo. O MP tem acompanhado todo nosso trabalho. Semanalmente o promotor Ricardo Rodrigues vai ao abrigo, tem sido um grande parceiro, assim como a Cris da equipe do gabinete, que auxilia tratando da logística com o 19º BIMTz que busca e faz o transporte dos animais sempre que precisamos”, Daniel Ferraz.
Encontre seu pet nas redes sociais
Para facilitar o reencontro entre o tutor e seu pet, a Sempa disponibiliza as imagens dos animais nas redes sociais da Sempa, da Prefeitura de São Leopoldo, da Rádio Prefeitura de São Leopoldo.
Saiba mais
Apresentação de reconhecimento de felinos neste sábado (1), das 10 às 16 horas, na Central Veterinária, na Marquês do Herval com a João Corrêa.
Horário para o público no abrigo municipal Carrefour
- Das 11 às 16 horas de segunda a sexta
- Final de semana das 11 às 18 horas
Ouça o programa completo