UBS da Paim entre as 16 unidades atingidas em São Leopoldo pela tragédia climática

31 de maio de 2024 - 18:18

A unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Paim está entre as 16 atingidas pela tragédia climática que assolou São Leopoldo e o Estado. Há pouco mais de um mês, no dia 27 de abril, a nova unidade era inaugurada com grande festa pela comunidade. Em parceria com a Unisinos, o posto foi ampliado para atender 8 mil pessoas com a integração de servidores públicos, estudantes e residentes da universidade. Uma semana depois, o local foi tomado pelas águas que invadiram o bairro.

Nesta sexta-feira, dia 31, finalmente as equipes da Fundação Municipal de Saúde e da Secretaria de Saúde conseguiram entrar na estrutura localizada na rua Homero Batista. As marcas na parede, e no teto, não deixam dúvidas de onde a água embarrada consegui chegar.

“É muito difícil ver um projeto construído com tanto carinho nessa situação. Foi algo construído com muita energia pelos nossos servidores, pela prefeitura e universidade. A partir de agora, a gente passa a ter uma noção das coisas como estão para fazer análises e planejar as compras do que vai precisar para reequipar a estrutura. Estamos confiantes que vamos conseguir”, afirmou a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Paula Silva.

Durante o período de interdição, as equipes de trabalho foram deslocadas para a abrigo da Unisinos, que acolheu boa parte dos moradores do bairro que eram usuários do posto.

Estragos

Em São Leopoldo, foram 16 UBS atingidas, sendo que oito delas completamente inundadas e, as demais, com danos parciais. Os prejuízos estão sendo contabilizados, visto que nem todas as unidades puderam ser visitadas ainda. As informações de perdas foram imediatamente lançadas no sistema do Ministério da Saúde. A Prefeitura já fez a solicitação de recursos para reformas e equipamentos. Não há um prazo definido para a liberação das verbas.

 

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo