De forma gradual a Secretaria Municipal de Educação (Smed) de São Leopoldo coloca em prática a retomada das aulas no município. Das 50 escolas que formam a rede, apenas 19 retornam. Dezoito delas foram atingidas parcial ou totalmente e 12 seguem como abrigados, informou a secretária de educação Renata de Matos.
De acordo com a secretária, a abertura gradativa de parte das escolas da rede municipal está condicionada as condições climáticas e também do estado emocional dos professores, servidores e dos estudantes. A catástrofe climática que paralisa São Leopoldo e a maioria das cidades do RS, arrastou muito mais que equipamentos, livros, portas, janelas, por exemplo. Arrastou histórias e provocou feridas que levarão tempo sangrando. “Mas a escola vai voltar porque é a esperança que iremos sair dessa reconstruindo a cidade e as vidas”, frisou Renata no programa Berlinda News Entrevista.
Renata, que é professora, lembra que neste momento a retomada é de acolhimento. “de ações pedagógicas. Não serão aulas como as realizadas nos períodos de normalidade e também não haverá a cobrança de faltas. Sabemos o quanto a escola é um lugar seguro e de integração da comunidade, por isso vamos garantir a abertura destes locais, com a alimentação e também o suporte dos professores e demais trabalhadores”, explica.
Vistorias
Até o momento, 7 das 18 instituições já foram vistoriadas. Este trabalho compreende o levantamento dos danos e a preparação das comprovações ao Governo Federal. Além dos engenheiros e arquitetos que avaliam as estruturas, há profissionais de elétrica, de tecnologia (responsável pelos computadores, telas interativas e materiais de robótica), manutenção e comunicação.
Um exemplo da devastação foram as vistorias nas escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) Castro Alves e Otília Rieth. Em ambas as instituições a água chegou a 2,5m em suas dependências. Na Otília, dos 29 espaços da escola, 25 foram completamente atingidos, ou seja, 86,2% da escola. Na Castro Alves, 80% da escola foi prejudicada. Apenas 7 dos 28 espaços da escola não foram afetados.
Agenda de inspeções nas escolas na próxima semana: (calendário pode sofrer alterações devido ao tempo)
- Segunda, 27 de maio – A partir das 8h
- Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria Edila, EMEF Edgar Coelho, EMEF João Goulart e Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Girassol.
Terça, 28 de maio – A partir das 8h
Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Chico Xavier, EMEF Padre Orestes, EMEF Álvaro Nunes, Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Antônio Leite.
Quarta, 29 de maio – A partir das 8h
Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Paulo Beck, Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Acácia Mimosa e EMEI Brinco de Princesa.