A falta de água potável nas regiões alagadas e nas regiões que não foram atingidas pela enchente como na Scharlau, Boa Vista, Santo Augusto, Parque Itapema, entre outros locais da zona norte de São Leopoldo forma os principais questionamentos da população na live de hoje. O prefeito Vanazzi, o diretor do Semae, Maurício Miorin e o engenheiro Ronan fizeram um balanço da situação da cidade que está há 19 dias em tragédia climática.
A falta de água da zona norte, segundo o prefeito, porque até ontem os motores que mandam a água para a região norte estavam submersos. “Ontem foram retirados e estão na manutenção. O mais rápido possível serão reinstalados para bombear a água. Mas o abastecimento dessas regiões também depende da empatia e da conscientização de quem não foi atingido pela enchente. Precisa usar apenas o essencial. Além disso, quem voltou pra casa e lojas e outros locais estão fazendo a limpeza e o consumo é muito alto porque tem muita sujeira e lama pra tirar”, disse Vanazzi.
Campina
Conforme Maurício Miorim, a única casa de bombas que ainda não foi possível acessar é da Campina que está totalmente submersa. Por outro lado, seis bombas anfíbias da Higra foram locadas e estão retirando a água. As bombas anfíbias devem permanecer mais 30 dias, pelo menos, instaladas como reforço para as bombas fixas, parte já em funcionamento, e outras em manutenção.
Manobras
O engenheiro Ronan destacou as manobras para bombear água para a Scharlau. A expectativa é que ainda hoje alguns locais da Scharlau tenham água.
Recuperação e ampliação dos diques
Conforme o prefeito Vanazzi, na próxima semana, deve ser apresentando aos ministros Paulo Pimenta e Rui Costa, projeto de recuperação e ampliação dos diques. Vanazzi disse que é preciso aumentar a proteção inclusive porque eventos como esse, na verdade, tragédias, infelizmente, devem ocorrer mais vezes. Sobre ampliação, é aumentar a altura pois os atuais foram construídos na década de 70. Até 2013, na era dos diques, o máximo foi de 6,60 a 6,70. Dessa vez passou de 8,10 metros.
A altura do Dick era suficiente pq era feita a dragagem no rio. Era retirada o lodo, os excessos.
Não fizeram mais dragagem, o rio está soterrando, mesmo que faça um paredão de 15 metros vai resolver nos próximos anos.
A altura do Dick era suficiente pq era feita a dragagem no rio. Era retirada o lodo, os excessos.
Não fizeram mais dragagem, o rio está soterrando, mesmo que faça um paredão de 15 metros não vai resolver nos próximos anos.