São Leopoldo é uma das quatro cidades provisórias com barracas para desabrigados

15 de maio de 2024 - 22:37

Mais da metade dos aproximadamente 80 mil desabrigados atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul serão transferidos para estruturas temporárias. O projeto, que está sendo capitaneado pelo governo do Estado, pretende construir quatro cidades provisórias.

Além de Porto Alegreque anunciou que pretende montar essa estrutura no Porto Seco, as cidades de Canoas – no Centro Olímpico Municipal, São Leopoldo – no Centro  de Eventos, e Guaíba – sem local definido, terão barracas para receber as famílias em grandes áreas públicas. Os desabrigados de Eldorado do Sul, que foram transferidos para Guaíba e Porto Alegre também serão beneficiados.

Além de locais para dormitórios, estes espaços terão cozinha comunitária, brinquedoteca, lavanderia coletiva e espaço pet. A ideia é poder abrigar 65% das pessoas que estão sem moradia. Elas devem permanecer nestas estruturas até que elas consigam retornar para seus locais de origem. O governo do Estado já está contratando as empresas que vão fornecer os materiais necessários.

— O governo está trabalhando intensamente para a construção desses espaços, para que as pessoas possam ter dignidade e o máximo de conforto possível nessa hora de tanta dor e sofrimento — destaca o vice-governador Gabriel Souza, que já vistoriou a estrutura que será montada em Canoas.

A ideia da prefeitura de Porto Alegre era envolver o governo federal e a utilização das Forças Armadas. Mas, segundo Gabriel Souza, a segurança destes locais ficará a cargo das polícias civil e militar, além das administrações municipais.

De acordo com o vice-governador, as cidades provisórias terão apoio da Organização Internacional para as Migrações (OIM). O grupo ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), que tem escritório  em Porto Alegre, irá apoiar o Estado com sua experiência.

Por GZH

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo