Massa de ar frio ingressa no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira

13 de maio de 2024 - 06:20
Por MetSul Meteorologia

A MetSul Meteorologia alerta que uma forte massa de ar frio ingressa no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Será a primeira incursão de ar frio de maior intensidade deste ano no Sul do Brasil, uma vez que o outono tem sido marcado por temperatura muito acima da média e escassos dias de temperatura baixa.

A massa de ar frio será consequência de um ciclone poderoso de 950 hPa no extremo Sul do Atlântico, perto da Antártida, e de um centro de alta pressão igualmente poderoso, com mais de 1.040 hPa, que estará neste começo de semana na costa do Sul do Chile. A alta pressão infiltrará pela Argentina com o ar frio, alcançando o Brasil.

Esta massa de ar frio marcará o começo, na prática, do inverno no Rio Grande do Sul porque a partir desta semana o número de dias de frio vai aumentar muito e as jornadas de temperatura baixa tendem a ser bastante frequentes nas próximas duas a três semanas.

Na região metropolitana de Porto Alegre e nos vales, regiões mais castigadas por enchentes, esfria mais a partir da terça. As madrugadas de quarta e quinta serão as de menor temperatura. Na maioria dos locais, faz entre 6ºC e 8ºC na quarta e 5ºC a 7ºC na quinta. A temperatura cai mais em outros pontos da área metropolitana e dos vales, em zonas rurais, com 3ºC a 5ºC no meio da semana. Em Porto Alegre, o frio também será mais sentido de terça em diante. Pode fazer 8ºC a 10ºC na quarta e 6ºC a 8ºC na quinta, mas em pontos do Sul e do Leste da cidade esfria mais e as mínimas podem cair a valores ao redor de 5ºC e menos.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo