RS tem trégua com sol nesta segunda-feira, sob expectativa de águas do Guaíba baixarem

6 de maio de 2024 - 05:35
Por Correio do Povo

Rio Grande do Sul terá uma trégua dos dias consecutivos de chuva nesta segunda-feira. O sol aparece e provoca temperaturas elevadas na maioria do Estado.

A expectativa é para que o nível das águas do Guaíba não avancem e comecem a recuar de maneira gradual. Atualmente, a elevação está em 5,27cm e os trabalhos de resgate permanecem nas cidades mais afetadas.

Conforme estudo feito por especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o Guaíba deve permanecer acima de 5m nos próximos dias.

Calor

A massa de ar quente traz um dia de calor atípico para maio. De acordo com a MetSul, as máximas à tarde vão ficar entre 31ºC e 33ºC na Grande Porto Alegre e nos vales.

Na maior parte do interior, as máximas à tarde vão ficar próximas ou acima dos 30ºC.

Chuva retorna mais fraca na quarta-feira

A semana que começa no Rio Grande do Sul será dividida em dois tempos. Esta primeira metade da semana terá predomínio do tempo firme com sol na maioria das regiões e calor nesta segunda e na terça. A chuva se limita mais ao Sul e pontos do Oeste nos dois dias. Na quarta, embora o sol apareça com nuvens em parte do estado, a chuva avança e atinge todas as regiões no decorrer do dia com uma frente fria, melhorando pelo Oeste e o Sul.

Na quinta, tempo firme em quase todo o Rio Grande do Sul, mas cidades mais ao Norte do estado devem ter chuva em alguns pontos. Na sexta, a instabilidade toma conta de grande parte do estado com chuva e trovoadas por uma área de baixa pressão. No sábado, o estado ainda tem instabilidade.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo