Doutorados da Feevale estão entre os mais bem avaliados no Brasil pelo IGC

29 de abril de 2024 - 06:40

Os cursos de doutorado da Universidade Feevale receberam o conceito 5, nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC). Conforme avaliação de 2022 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a pós-graduação da Instituição está entre as mais bem colocadas no Brasil. Já o conceito dos mestrados na Feevale é 4,66 e, na graduação, a nota é 4, média superior à brasileira, onde somente 2,7% das universidades atingiram o conceito máximo.

A análise dos indicadores de qualidade da educação superior é essencial para compreender o cenário educacional. Os dados demonstram o desempenho das instituições e a evolução da qualidade do ensino. Esses indicadores abrangem aspectos como a taxa de conclusão, o desempenho dos estudantes e a empregabilidade dos egressos, importantes para avaliar a eficácia das instituições de ensino superior.

Para o reitor Cleber Prodanov, os indicadores são fundamentais para a avaliação e o aprimoramento contínuo da qualidade do ensino superior no país. “A partir dos nossos programas de pós-graduação, são realizadas pesquisas que impactam a sociedade e contribuem para o desenvolvimento do Estado, como é o caso das que ocorreram no período da pandemia de Covid-19, as quais trouxeram reconhecimento internacional para os professores e a Instituição” – afirma – “A Feevale produz pesquisas de alto impacto, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento e para a criação de soluções inovadoras para os desafios enfrentados pela comunidade. Isso enriquece o ambiente acadêmico e promove a colaboração científica em escala global”.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Fernando Spilki, salienta que o resultado da avaliação se deve à qualidade dos discentes da Feevale e ao investimento contínuo em pesquisa, o que reflete na excelente produção científica. “Nossos professores possuem credibilidade e têm se dedicado a pesquisas relevantes, as quais contribuem para o avanço do conhecimento em diferentes áreas e para a solução de problemas envolvendo desde questões de saúde pública e meio ambiente até desafios sociais e econômicos”, destaca. Atualmente, a Feevale oferece nove cursos de mestrado e cinco de doutorado. No total, são 74 linhas de pesquisa, em 39 diferentes grupos.

Sobre o IGC

O Índice Geral de Cursos (IGC) é utilizado para avaliar o desempenho das instituições de ensino superior no país. Calculado anualmente, o indicador é construído com base na média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação. Além de impulsionar a melhoria contínua da qualidade educacional do país, é uma importante ferramenta para a escolha da instituição de ensino.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo