A noite desta sexta-feira marcou a formatura de 56 agentes comunitários de saúde (ACS) e dos agentes de combate às endemias (ACE) no curso técnico promovido em parceria entre Prefeitura de São Leopoldo, Ministério da Saúde e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Em seu primeiro ato na condição de secretário da Saúde, Julio Dorneles, valorizou a importância do conhecimento e a dedicação dos profissionais que optaram em se tornar técnicos na área da saúde. “Num momento em que pessoas estão deixando de lado a ciência, distorcendo valores, vocês dão uma demonstração de que não estão parados ao buscar o caminho do conhecimento. Precisamos de um engajamento de todos no compromisso da saúde”, ressaltou ao falar da importância não só dos agentes, mas de toda a sociedade.
Com direito a solenidade e diploma, os servidores reuniram amigos e familiares em solenidade realizada no Teatro Municipal. Além da oferta dos dois cursos técnicos, foi oferecida formação continuada para tutores e preceptores através de um Curso de Extensão. Outro destaque foi a realização de uma pesquisa nacional sobre o perfil e a atuação dos Agentes de Saúde em todo o país. Entre atribuições dos servidores está o combate ao mosquito da dengue.
Representando a UFRGS, o professor Sondré Schneck falou do papel estratégico que os agentes terão no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Os formados agora passam a ser técnicos em agente comunitário de saúde. O curso é uma política de formação do SUS. Vocês traduzem o sistema para a comunidade e trazem a informação ao sistema. Vocês são uma ponte estratégica que nos une com a população levando conhecimento e trazendo demandas”, ressaltou.
O Programa Saúde com Agente busca fortalecer o Sistema Único de Saúde em uma ação inédita que impacta na melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida de toda a população.