Ontem a Polícia Rodoviária promoveu, na Câmara Municipal de Porto Alegre, uma Palestra realizada com o intuito de ampliar o alcance da conscientização sobre o autismo.
Durante a palestra ministrada pela Coordenadora em Pelotas do MOAB (Movimento Orgulho Autista do Brasil), Presidente da Associação de amigos, mães e pais de autistas de Pelotas e Professora Eliane Sá Britto Bitencourt, os servidores da PRF e da Trensurb foram conscientizados a respeito das características e cuidados relacionados ao atendimento de uma pessoa com autismo. A palestra contou com o acompanhamento do instrutor da PRF Humberto Ghelen, que trouxe a temática para a perspectiva policial.
O autismo é um transtorno do desenvolvimento do cérebro, é complexo e é caracterizado por prejuízos qualitativos nas esferas do comportamento, tais como: interação social e comunicação, déficit na reciprocidade sócio emocional e prejuízo na linguagem verbal e não verbal.
A palestra, que contou com o apoio do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Rio Grande do Sul e da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A., foi ministrada no auditório cedido pela Câmara Municipal de Porto Alegre.