A campanha eleitoral de 2024 terá mais uma ferramenta tecnológica para espalhar mentiras e acusações dos candidatos pelos grupos de what. É o deep fake ou imagens falsas em áudio e vídeo produzidas com a finalidade de produzir notícias falsas. “Quando um candidato vai lá e mente sobre o adversário é possível esclarecer pelo jornalismo, ou seja, uma matéria desmentindo a fakw news. Mas deep fake é pior porque é possível usar a imagem, o movimento das mãos de uma pessoa, porém com uma fala mentirosa. Aí entra a credibilidade do jornalismo como estamos aqui nessa entrevista na Berlinda, um meio de comunicação de respeitabilidade comandando por jornalistas. Por isso o jornalismo terá o papel mais importante de sua história”, alertou a diretora do Instituto Pesquisas de Opinião (IPO), Elis Radmann.
Dupla escalada para o jogo
Fardada, a dobradinha pré-candidata do atual governo, Nelson Spolaor (PT)/Iara Cardoso (PDT) começou a pré-temporada eleitoral. No Cristo Rei, acompanhou o jogo Aimoré x Lajeadense ontem (14) à tarde. Com certeza, a conversa deve ter ido além da estratégia dentro das quatro linhas. O campo para a dupla é bem maior.
Hora de virar a chaveseis (6) de outubro
Assim como fez na plenário do pré-candidato Clairton, o vereador Nestor Schwertner (PT), repetiu na plenária do pré-candidato Anderson Etter, que Nelson Spolaor é o candidato a prefeito de todos os petistas. Aqui vale o “deu de prévia, hora de virar a chave” e tratar da imagem, da marca para dizer à cidade o que foi feito. Já tem marca de adversários circulando pela cidade.
Podemos na Assembleia Legislativa
O pré-candidato a prefeito pelo Podemos, vereador Hitler Pederssetti, acompanhou as pré-candidatas a vereadoras, sábado, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Foi oficina de capacitação.