O Irã iniciou um iminente ataque contra Israel neste sábado, lançando ‘dezenas de drones’ em direção ao território do Estado judeu, afirmaram as Forças Armadas israelenses, marcando uma grande escalada de tensões na região do Oriente Médio.
A ofensiva — que ocorre após ameaças de retaliação pelo bombardeio ao Consulado iraniano em Damasco no início de abril, atribuído a Israel — foi inicialmente reproduzida pelos principais sites de notícias de Israel e mídias internacionais, e posteriormente confirmada pela mídia estatal do Irã.
“O Irã lançou drones de seu território em direção ao território do Estado de Israel”, disse o porta-voz das Forças Armadas, Daniel Hagari, em comunicado televisionado. “Estamos trabalhando em estreita cooperação com os Estados Unidos e nossos parceiros na região para agir contra os lançamentos e interceptá-los.
Segundo Hagari, a situação está sendo monitorada e que a ameaça levará algumas horas para chegar a Israel. O GPS não estará disponível em certas áreas como parte dos preparativos de segurança, acrescentou.
Diante da ameaça, o Ministério dos Transportes de Israel anunciou que, a partir das 12h30 da manhã (6h30 no horário de Brasília), o espaço aéreo do Estado judeu será fechado para voos domésticos e internacionais.