São Leopoldo solicita apoio do Exército Brasileiro no combate à dengue

9 de abril de 2024 - 17:23

Na manhã desta terça-feira (9), o secretário Municipal de Orçamento Participativo (Semop) Fernando Menezes e o superintendente de Comunicação Valentin Thomaz reuniram-se com o comandante do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado de São Leopoldo, Tenente-Coronel Celso Brasil Nascimento, para formalizar o pedido ao Exército Brasileiro nas ações de enfrentamento ao avanço da dengue na cidade.

Por determinação do prefeito Ary Vanazzi, que já havia dialogado com o Comandante Brasil, o pedido reforça a importância dos militares contribuírem com as ações nas comunidades de orientação e combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.

“Diante dessa situação grave da pandemia da dengue, por determinação do prefeito Vanazzi estamos com ações nos bairros, junto com a Aecretaria Municipal de Saúde, com agentes da Vigilância em Saúde orientando a população, e este apoio do Exército vai reforçar muito essas ações”, comentou Menezes.

São Leopoldo contabiliza 4.703 casos confirmados, 1.205 em investigação e oito óbitos decorrentes da doença. O Rio Grande do Sul totaliza 51.331 casos confirmados, 21.888 em investigação e no total 60 óbitos.

 Força-tarefa

 Na manhã desta terça a Prefeitura de São Leopoldo iniciou um mutirão com o objetivo de orientar moradores do bairro Santos Dumont sobre os cuidados dentro de casa no combate ao mosquito Aedes Aegypti. A iniciativa compõe uma força-tarefa entre diversas secretarias municipais e visa atacar o problema da doença em seu principal foco: a proliferação do mosquito.

Num primeiro momento, um grupo formado por agentes de saúde e servidores da Secretaria do Orçamento Participativo (Semop) passaram nas casas para conversar com moradores e informar sobre o descarte de resíduos que acumulam água. Em seguida, equipes da Secretaria de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) e do Semae recolheram os materiais.

Durante essa semana, o mutirão seguirá pela região da Chácara dos Leões e da Vila Progresso, dentro do bairro Santos Dumont.

 Ações de enfrentamento

 Para garantir o atendimento à população e evitar grandes filas a prefeitura ampliou o horário de expediente em algumas unidades básicas. As UBSs Paim, Vicentina, Padre Orestes, Cohab Feitoria e Brás, estão atendendo até as 20h, e a UBS Scharlau, próxima a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte, até as 22h. Outros três locais têm serviço 24h: Hospital Centenário, UPA e Centro de Saúde da Feitoria.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo