Nesta quinta-feira (4), os agentes da Ronda Escolar da Guarda Civil Municipal (GCM) de São Leopoldo, receberam uma denúncia anônima de um morador do bairro Fião sobre dois indivíduos suspeitos caminhando na vizinhança com mochilas. Após abordagem aos suspeitos, foram apreendidos dois simulacros de arma de fogo, um alicate de corte, duas tesouras e uma faca com bainha (25cm).
Os homens foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) para registro da ocorrência.
O comandante da GCM, José Carlos Pedroso, destacou o trabalho ostensivo que a Ronda Escolar vem fazendo. “Os agentes trabalham preventivamente atuando nas 50 escolas do município nos mais diversos bairros, e acabam se deparando com inúmeros casos de emergências e flagrantes de crimes, colaborando assim no combate à violência no município”, disse.
Investimento na segurança escolar
A Ronda Escolar da GCM desempenha um papel crucial na segurança e proteção das escolas da comunidade de São Leopoldo. Diante de ações como a de hoje, foi realizado um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, resultando na liberação de R$ 918.300,02 para aquisição de três unidades de veículos policiais SUV adaptados, vinte kits elite para patrulhamento e abordagens, e vinte unidades de câmeras fotográficas corporais (body cam). Isso demonstra o reconhecimento e a valorização do trabalho da Ronda Escolar, possibilitando melhorias nas condições operacionais e no desempenho das atividades, o que certamente refletirá em benefícios diretos para a comunidade escolar e para toda a população de São Leopoldo.