A Taurus em linha com a estratégia de investimento em tecnologia de equipamento e em pesquisa e desenvolvimento de materiais da empresa, anunciou que está previsto para o 2º trimestre de 2024 a chegada do novo forno elétrico contínuo de M.I.M. (Metal Injection Molding – Moldagem por Injeção de Metal).
O equipamento proporcionará maior eficiência e produtividade, além da utilização de maior gama de ligas metálicas, levando à redução de custos.
Com esse forno de última geração, que deverá começar a operar em agosto de 2024, a Taurus dobrará a capacidade instalada do M.I.M., o que permitirá ampliar a venda para terceiros em diferentes negócios e mercados, de forma global, com o M.I.M. se tornando um novo centro de negócios da Taurus.
Somente duas fábricas de armas tem a tecnologia M.I.M. no mundo e a Taurus é a única abaixo do Equador.
Em uma arma, estão presentes cerca de 14 peças de M.I.M. e a empresa, hoje, fabrica mais de 110 mil dessas peças por dia. A unidade fabril de São Leopoldo (RS) é a responsável pela distribuição de peças MIM para todas as unidades produtivas (Brasil, EUA, Índia e, provavelmente, Arábia Saudita).
O novo forno, combinado com a utilização da fórmula própria do composto, além de gerar uma economia de custos de cerca de 25% e tornar a empresa independente de fornecedores estrangeiros desse material, possibilitará dobrar as vendas de produtos M.I.M., podendo gerar uma receita adicional de cerca de R$ 40 milhões ou mais, já que a intenção da empresa é passar a ofertar tais produtos em nível global, diferentemente do âmbito local atual. Isso sem contar com a eventual comercialização do próprio composto M.I.M. produzido pela Taurus, algo que não está presente nessa contabilização simulativa.
O objetivo é que os equipamentos operem 24 horas nos 365 dias do ano, aumentando a flexibilidade e capacidade de produção de armas e componentes pela Taurus.