Polícia Civil realiza palestras com alunos da E.E.E.M. Polisinos de São Leopoldo

28 de março de 2024 - 13:03

Ainda em alusão ao mês da mulher e atendendo a convite da direção da E.E.E.M. Polisinos, de São Leopoldo, a Polícia Civil, representada pela escrivã Ionita Pereira conversou com alunos do 1° ano do ensino médio, com o objetivo de orientá-los quanto ao enfrentamento da violência doméstica, familiar e afetiva contra mulheres.
Além de serem explicados os tipos de violência (física, psicológica, moral, sexual e patrimonial), os discentes foram alertados que as agressões físicas e psicológicas contra a mulher podem acontecer em qualquer lugar, independente da classe social.

Orientando os alunos, ressaltou-se a importância da Lei n°11.340/2006, mais popularmente conhecida como Lei Maria da Penha, que criou mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como trouxe um tratamento mais rigoroso aos crimes praticados nesse âmbito, e estabeleceu medidas de assistência e proteção às vítimas.

Ionita explicou que nessa faixa de idade muitas adolescentes iniciam uma relação amorosa abusiva, “e acabam sendo vítimas de violência psicológica, sexual e física, acreditando que atitudes dos namorados, tais como, cobranças, controle de redes sociais, ciúmes excessivos e pressão para terem mais intimidade, são provas de amor”, salientou.

Ainda conforme a escrivã, o feminicídio (homicídio cometido contra uma mulher, resultante de violência doméstica ou discriminação de gênero) nunca começa com a morte, evoluindo sempre de outros tipos de violência.

Além de incentivar a reflexão crítica entre os estudantes, a policial explicou como acessar os canais de denúncia, assim como solicitar Medidas Protetivas de Urgência, e ao final, foram fornecidas orientações aos alunos no sentido de serem agentes multiplicadores das informações e protagonistas no processo de redução da violência doméstica, ajudando mulheres do seu círculo familiar ou de convivência a romperem o ciclo da violência do relacionamento abusivo.

A Polícia Civil do RS está sempre à disposição da sociedade para conversas e palestras.

Notícia anterior
Próxima notícia

Comentários

GUMBIE

It is a very excellent website. Please continue to develop.
บาคาร่าออนไลน์

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo