OPERAÇÃO DELIVERY FASE 2: Draco de São Leopoldo faz operação na manhã desta quarta-feira em SL, NH e Campo Bom contra tele-entrega de drogas

27 de março de 2024 - 06:53
Por Juliano Palinha

A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas de São Leopoldo (DRACO) realiza na manhã desta quarta-feira (27) uma operação contra um grupo criminoso que realizava tráfico de drogas, em sistema de tele-entrega, para diversas cidades do Vale do Rio dos Sinos (São leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha).

Conforme o delegado Ayrton Figueiredo Martins Júnior, titular da DRACO, estão sendo cumpridos seis mandatos de busca e apreensão, nove prisões preventivas por associação para o tráfico de drogas e apreensão de automóveis utilizados para tele-entrega de drogas ilícitas.

A operação conta com 32 policiais civis e 12 viaturas. Até o momento oito pessoas foram presas.

Dietor Eduardo Hartz e Delegado Ayrton

OPERAÇÃO DELIVERY FASE 2

O delegado explica que a ação faz parte da Operação Delivery Fase 2 e teve início no dia 20 de março do ano passado. “O estratagema criminoso consistia em manter grupos de whatsapp, no qual um indivíduo gerenciava outros comparsas, para tráfico de cocaína. Através de um contato para tele-entrega de drogas (“TELE BALA ONLINE”), também pelo aplicativo whatsapp, usuários entravam em contato, por mensagens, negociando cocaína, para depois fazerem transferências PIX ou realizarem pagamento em dinheiro, no momento da entrega da droga”.

Ayrton Martins comenta que após autorização da Vara Criminal de São Leopoldo, as equipes da Draco começaram a monitorar as ações. Em agosto do ano passado houve a prisão de três pessoas, encerrando assim a primeira fase da operação. “Logo após o encerramento desta primeira fase, constatamos que o grupo criminoso se reorganizou e adaptou suas práticas, para evitar a aproximação da DRACO. Os investigados claramente estudaram a metodologia desta DRACO, para tentar evitar novas prisões. Diante disso, tivemos que novamente inovar nas técnicas de investigação, de modo que conseguimos identificar o novo esquema, agora autodenominado, “TELE do PAPAIZINHO”, sempre pelo aplicativo whatsapp”, pontou.

Nesta segunda fase os investigados não mantiveram grupos, mas realizaram tratativas sempre por contatos individuais com cada usuário. “A intenção deles era evitar que se caracterizasse a associação criminosa entre os traficantes. Novamente solicitamos autorizações judiciais para diligências de monitoramento de sinais e campanas, tendo sido autorizadas pela 4a. Vara Criminal de São Leopoldo, inclusive com novas diligências de compras de drogas ilícitas pelos policiais disfarçados. Realizamos monitoramento entre os meses de janeiro e fevereiro de 2024, tendo identificado nove pessoas consorciados no esquema de tele-entrega de cocaína, cujo nome agora é “TELE DO PAPAIZINHO”.

AÇÃO EM CANUDOS NH

Ainda de acordo com a polícia, no dia 8 de março deste ano, em campana, equipe da DRACO estava aguardando transação de drogas, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, quando, ao ser caracterizada a situação de flagrante delito, decidiram abordar um veículo no qual se transportava a droga. “O motorista do veículo era indivíduo que havia sido preso em flagrante delito, no dia 23 de junho do ano passado, pela mesma equipe, na primeira fase da investigação. Este traficante, no momento da abordagem da equipe, reconhecendo o policial que se aproximou da janela do motorista do veículo, acelerou o automóvel com intuito de atropelá-lo. O policial foi abalroado e arremessado ao solo, felizmente apenas lesionou o joelho esquerdo”, relatou o delegado. Em março ele foi localizado e preso.

No dia 19 de março o líder do grupo também foi localizado e preso pela Draco.

OUÇA A LIVE ABAIXO

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo