Jussara Lanfermann trabalha pela construção da Diretoria do Idoso

27 de março de 2024 - 14:02
Por Sônia Bettinelli

O mandato de nove meses foi planejado teve  duas pautas em destaque: idosos e economia solidária, duas frentes parlamentares instaladas na Câmara de Vereadores de São Leopoldo por iniciativa da suplente de vereadora Jussara Lanfermann (PT). “Na terça-feira, 2 de abril , participarei da última sessão como vereadora, deixarei o plenário com muitos aprendizados e com plena certeza sobre a função de legisladora. O pedido para o buraco aberto, para a falta de luz ou água, por exemplo, é um serviço. Como vereadora minha obrigação foi reunir diverso setores e os idosos para o que é necessário no dia a dia. Os grupos da Prefeitura, Sesc e Unisinos, são ótimos e indispensáveis, mas somos um país de idosos que precisam de políticas, de rede de proteção, defesa”, afirmou Jussara Lanfermann no Berlinda News Entrevista desta quarta-feira (27).

Diretoria do Idoso

“A Frente Parlamentar do Idoso teve a primeira reunião e já estamos tratando da criação da Diretoria do Idoso, proposta em construção para 2025, por exemplo. Entendemos que a diretoria será o espaço legítimo para buscarmos projetos, recursos e uma ferramenta para identificar quantos são os idosos da cidade e suas necessidades que são muitas. ”

Família e políticas públicas

” Já é realidade e um problema grave de muitas famílias (filhos) que lidam com pais idosos morando sozinhos, inclusive por vontade deles (idosos) , porém sem condições motoras e de preparar a própria refeição. Na outra ponta, filhos que precisam trabalhar o dia inteiro e sem condições de contratar um cuidador ou um lar. Certamente cada um de nós conhece um caso ou vive esse dilema.”

Centro Dia

“Uma alternativa é um espaço que pode ser chamado Centro Dia para os idosos passarem o dia enquanto os familiares trabalham ou estudam. Na maioria dos casos será uma situação inversa quando os pais trabalhavam e os filhos ficavam na creche, nas escolas de educação infantil. Existe recurso em Brasília para isso mas precisamos apresentar o projeto, espaço físico e recursos humanos. Na cidade de Montenegro existe um Centro Dia. Vamos conhecer. Estarei fora da Câmara de Vereadores mas seguirei na Frente Parlamentar como  cidadã.”

Decisão do grupo

“A decisão de não concorrer em seis (6) de outubro foi uma decisão construída com meu grupo dentro do partido e da Democracia Socialista (DS). E seguirei trabalhando para que as mulheres ocupem todos os espaços inclusive na Câmara de Vereadores, mas antes o desafio é fazer com que as mulheres compreendam que nós (mulheres) devemos ocupar funções, espaços, falar para que sejamos ouvidas e respeitadas.”

Ouça o programa completo

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo