São Leopoldo recebeu testes rápidos de dengue, para agilizar os atendimentos e saber se o paciente tem ou não dengue mais rapidamente, desta forma, diminuindo as filas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Com o teste rápido o paciente tem o resultado em até 20 minutos.
A gerente da unidade básica da Paim, Bruna Jenisch, explica que mesmo o teste dando negativo é preciso fazer o tratamento. “Mesmo com o teste dando positivo ou negativo o paciente precisa se cuidar e realizar o tratamento”. Ela ainda explica sobre o hemograma, “em alguns casos, independente do resultado, nós pedimos a realização do hemograma, para cuidar das plaquetas”, explicou Bruna.
A equipe médica é responsável por avaliar se o paciente deve ou não fazer o teste, e quem será enviado para realizar o hemograma. Na unidade Paim, desde o dia 20 de março, 47 testes foram realizados, sendo 16 reagentes e 31 não reagentes. Por dia é feito, em média, de 13 à 15 testes.
Diferença do hemograma para o teste rápido
Para o hemograma é preciso fazer uma coleta de sangue e esperar em torno de 3 horas para saber o resultado. Com o teste rápido o paciente recebe uma pequena perfuração no dedo para coletar o sangue e tem o resultado em até 20 minutos.
Ações de enfrentamento
Para garantir o atendimento à população e evitar grandes filas a prefeitura ampliou o horário de atendimento em algumas unidades básicas. As UBSs Paim, Vicentina, Padre Orestes, Cohab Feitoria e Brás, estão atendendo até as 20h, e a UBS Scharlau, próxima a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Scharlau, até as 22h. Outros três locais têm atendimento 24h: Hospital Centenário, UPA Scharlau e Centro de Saúde da Feitoria.
A Prefeitura de São Leopoldo em parceria com a Unisinos iniciou o teleatendimento através do Programa Unitelecuidado, onde os profissionais e estudantes monitoram as situações de saúde de casos confirmados até o 7º dia dos sintomas, dentro da janela de casos ativos, possibilitando avaliar e orientar os pacientes.
Além disso, está sendo distribuído repelentes para gestantes que realizam o pré-natal na rede municipal de saúde. As ações ambientais nos bairros e comunidades seguem acontecendo.
CASOS
Nesta segunda-feira o município registra 2.961 casos, segundo o painel epidemiológico do Estado. Tem ainda 1.204 pessoas aguardando resultados e cinco óbitos.