A primeira edição de março do Momento do Empreendedor, realizado pela Associação Comercial, de Serviços e Tecnologia (Acist-SL), contou com a palestra do prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, que destacou as principais ações já entregues a população e os projetos futuros, pensados no desenvolvimento da cidade. O tema central foi sobre a São Leopoldo Bicentenária: valorizando o passado, pensando o futuro. O tradicional evento, que ocorreu na Sede Social da Acist-SL, também homenageou as empresas que celebram seu aniversário de fundação em anos múltiplos. A Associação Comercial está completanto 104 anos de fundação em 2024.
Vanazzi iniciou a palestra frisando que o principal objetivo do encontro foi apresentar o balanço de evolução e crescimento econômico, social e de demais áreas, e também projetar o futuro da cidade de São Leopoldo. “É importante para o contexto dos serviços prestados nas funções da indústria que temos aqui na cidade”, completou.
Os principais eixos apresentados pelo prefeito abordaram as temáticas: de crescimento econômico, como a 7ª economia do Estado; a geração de mão de obra qualificada nas áreas da indústria e tecnologia com programas como 3 Mil Talentos TI e Qualifica Indústria; a certificação do Selo Diamante da Sala do Empreendedor na qualidade do atendimento; os projetos cadastrados no Novo PAC e os investimentos nas áreas da segurança, saúde, educação e infraestrutura, como a revitalização da rua Independência.
Além disso, Vanazzi reforçou o calendário de comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã e a realização do Congresso do Bicentenário, de 25 a 27 de março, que terá na sua programação diversas palestras e participações internacionais.
O presidente da Acist, Daniel Klafke, reiterou o pedido da Associação para que o município implante o Sandbox Regulatório, ambiente que permite que uma empresa de inovação possa operar com regras diferentes das demais por um período de tempo determinado para possibilitar o teste de alguma inovação. Esta ação viria ao encontro da Lei 9.598/2022, que estabelece medidas de incentivo à pesquisa, ao desenvolvimento científico e tecnológico e à inovação no Município de São Leopoldo.
Estiveram presentes também os secretários: Geral de Governo (SGG), Nelson Spolaor, de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec), Juliano Maciel, e o presidente da Fundação Hospital Centenário, Nestor Schwertner.