A Defesa Civil de São Leopoldo divulgou na noite de terça-feira (19), o boletim meteorológico, conforme a Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que refere situação de alerta para risco de transtornos associados às chuvas e ventos pontualmente intensos, além de eventual queda de granizo, ocasionando rápidas elevações dos níveis em arroios, córregos, pequenos rios e regiões ribeirinhas, assim como lenta elevação dos rios principais, além de alagamentos pontuais nos perímetros urbanos, entre 20 a 21 de março.
Na quarta-feira (20), com a aproximação de uma frente fria, há condição para temporais isolados com chuvas e ventos intensos, e eventual queda de granizo em áreas próximas à fronteira com o Uruguai e Sul gaúcho. Nessas áreas, os acumulados tendem a variar entre 40 e 60 mm/dia, podendo passar pontualmente dos 100 mm/dia no extremo Sul. Os ventos variam entre 60 e 80 km/h, enquanto as instabilidades atuam sobre as regiões. Além disso, as temperaturas máximas se elevam em boa parte do Estado, devido aos ventos úmidos e quentes que sopram do Norte com velocidades entre 40 e 70 km/h nas Missões, Oeste, Campanha, Sul e Centro.
Especialmente na madrugada e manhã da quinta-feira (21), devido ao deslocamento de uma frente fria continental, as tempestades se intensificam e se espalham em praticamente todo o Rio Grande do Sul, trazendo ventos e chuvas pontualmente intensas, descargas elétricas e eventual queda de granizo. Os volumes variam entre 40 e 60 mm/dia, devendo passar isoladamente dos 80 mm/dia em áreas do Oeste, Campanha, Sul, Sudeste, Centro e Missões. Durante o avanço das instabilidades, os ventos podem variar entre 60 e 80 km/h, com risco de passar dos 90 km/h em áreas da metade Sul e faixa litorânea.
A tendência é que o tempo firme volte a predominar em grande parte do território gaúcho na sexta-feira (22), com temperaturas mais baixas do que se tem observado nos dias anteriores, variando entre 8 e 13°C, devido à atuação de uma massa de ar seco e frio.
Emergência
A Defesa Civil de São Leopoldo trabalha em regime de plantão e atende pelos telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852. Qualquer situação de danos causados pela instabilidade do tempo a população pode buscar auxílio por estes canais de comunicação.
Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.