Secretaria do Meio Ambiente do RS emite alerta de chuva forte nos próximos dias

15 de março de 2024 - 06:36

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul emitiu nesta quinta-feira (14) um alerta que indica a possibilidade de tempestades, chuva forte e queda de granizo nos próximos dias em todo o território gaúcho. Uma área de baixa pressão, o fluxo de umidade e o avanço de uma frente fria sobre o oceano são os motivos da instabilidade.

O aviso tem validade até domingo (17), conforme divulgado.

Nesta sexta-feira (15), há risco de tempestades isoladas e rajadas de vento forte na Fronteira Oeste, na Campanha, no Sul, na Região Central, nas Missões e no Noroeste, por conta de uma área de baixa pressão aliada ao fluxo de umidade vindo do norte do país. Na Fronteira Oeste e no Sul, os volumes de chuva podem ultrapassar a marca de 50 milímetros por dia.

No sábado (16), a instabilidade predomina e os temporais podem ocorrer na Fronteira Oeste, na Campanha, nas Missões, no Noroeste, no Norte, na Região Central, na Região Metropolitana, na Serra, no Litoral Norte e no Litoral Sul.

O avanço de uma frente fria sobre o oceano, associado à umidade vinda do norte do país, ocasionam, inclusive, queda de granizo nessas regiões. No domingo, a frente fria segue influenciando na previsão do tempo no território gaúcho. Chove forte nas Missões, no Noroeste, no Norte e na Serra.

Tendo em vista os altos volumes de chuva, a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS indica que os habitantes do Noroeste, da Serra, da Fronteira Oeste, da Região Central, da Campanha e do Sul tenham atenção, principalmente, com o nível dos rios, arroios e córregos, que podem causar alagamentos nos perímetros urbanos.

Notícia anterior
Próxima notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escute a rádio ao vivo