Até o final da noite de ontem 12 pessoas estavam internadas no Hospital Centenário por causa da dengue. Uma delas na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Também estão no hospital sete pessoas por causa da Covid-19.
Conforme o painel da Vigilância Epidemiológica Municipal, São Leopoldo conta com 1.368 contaminadas e 815 estão em investigação.
Também de acordo com Vigilância em Saúde, os bairros com mais casos da doença são: Vicentina com 487; São Miguel com 265 e Santos Dumont com 151.
O município registrou o primeiro óbito de 2024 na terça-feira. Uma mulher de 58 anos, com comorbidades, moradora do bairro Santos Dumont. A morte ocorreu em 22 de fevereiro.
Há registro do óbito de um menino de 4 anos, porém, essa informação ainda não consta no painel epidemiológico do Estado.
No RS são 18.837 casos e 21 óbitos.
COLETAS DE SANGUE
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsad) de São Leopoldo iniciou ontem o trabalho em 7 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) com a realização de coleta de sangue para a realização do hemograma. Além disso, nessas unidades, espaços específicos de hidratação e atendimento dos pacientes foram organizados pelas equipes. Os exames são coletados, de acordo com a avaliação do profissional de saúde em pacientes com casos positivos já confirmados para avaliar o nível das plaquetas e avaliar a melhor conduta e o adequado manejo do paciente em cada situação.
As unidades que estão realizando a coleta e com espaço de hidratação são as Unidades Básicas de Saúde da Santos Dumont, Imigrante, Cohab Feitoria, Paim, Vicentina, Padre Orestes e Scharlau. O resultado do exame demora em torno de 3 horas, tempo que os pacientes ficam acolhidos no espaço específico já recebendo hidratação e medicação conforme a avaliação médica.