APAE de São Leopoldo abre mais 25 vagas para estimulação precoce com bebês

Publicado em:

A Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) de São Leopoldo abre mais 25 vagas para estimulação precoce. O programa prevê atendimentos para crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor com hipótese diagnóstica de Deficiência Intelectual e Múltipla e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) de 0 a 3 anos e 11 meses e 29 dias de idade. “Estamos felizes porque essa notícia é novinha. Ontem acertamos com a secretária de saúde do município. São 25 bebês. A estimulação é um trabalho clássico das APAEs. Esse trabalho consiste em recebermos os bebês com às vezes um ou dois meses, porque esses bebês precisam ser assistidos logo no início. O trabalho com os pequenos ocorre dentro da instituição e conta com a presença da mãe e do pai”, disse a psicóloga e diretora da APAE, Raquel Dickel no programa Berlinda News Entrevista desta terça-feira (12). A contrapartida do município é recurso para novos profissionais da APAE que hoje conta com 38.

Acompanhado da diretora também participaram João Cláudio, presidente da APAE, Angélica Alencar, assistente social, e o aluno Luís Henrique.

O presidente comentou também sobre o panorama geral da instituição. “A nossa APAE de São Leopoldo é completa. Nós atendemos educação, assistente social, a parte clínica e a estimulação precoce, cuidado atualmente de 303 usuários. Para esses usuários nós fornecemos em média 2 mil refeições por mês”. Além disso, João salienta formas de contribuir com a APAE. “Na própria conta de água do Semae é possível contribuir com um valor de interesse do individuo. Se, por exemplo, cada cidadão de São Leopoldo ceder dois reais para a APAE, já seria de grande ajuda”.

MERCADO DE TRABALHO

A preocupação da entidade é também a inclusão no mercado de trabalho. “Falta oportunidades no mercado de trabalho. Hoje apenas temos parceria com a Taurus. Têm outras empresas que nos procuram, mas selecionam alguns alunos. Ou seja, fazem exclusão na hora da escolha”,  lembra a assistente social Angélica.

O carismático aluno Luís Henrique também teve lugar de fala. “Adoro futebol e sempre jogo como atacante”.

Ouça abaixo a entrevista completa:

Compartilhe nas redes sociais

Mais Lidas

Leia também
Notícias

Corte da São Leopoldo Fest 2025 será escolhida neste sábado, 28

As soberanas da São Leopoldo Fest 2025 serão conhecidas...

Ricardo Silveira deixa o comando do Hospital Centenário para tratar de projetos pessoais

Ricardo Silveira não é mais o presidente do Hospital...

Museu Histórico vai comemorar os 201 anos de Imigração no dia 25 de julho

A festa pelos 201 anos da Imigração Alemã em...

São Leopoldo Fest deste ano segue gerando muitos debates na cena cultural da cidade

A realização da São Leopoldo Fest deste ano segue gerando muitos...