Atendendo a convite da direção da EEEF Professor Emilio Boeckel, a delegada Michele Arigony, responsável pela DEAM de São Leopoldo, e a Escrivã Ionita da Delegacia de Ivoti, conversaram ontem com alunos do 5° ao 7° ano, sobre direitos e deveres das crianças e adolescentes, respondendo a questionamentos a respeito de alguns delitos e sobre como agir quando for vítima de um crime.
Além de serem orientados sobre as consequências da prática de bullying, apropriação de objetos dos colegas, agressões físicas e verbais, no ambiente escolar (ações estas que podem caracterizar um ato infracional para aqueles com mais de 12 anos de idade), aproveitando a proximidade do Dia Internacional da Mulher, foram abordados temas tais como violência doméstica, relacionamentos abusivos, riscos decorrentes da superexposição das crianças e adolescentes nas redes sociais.
Orientando os alunos, ressaltou-se que, nessa faixa de idade, muitos adolescentes iniciam uma relação amorosa abusiva, e acabam sendo vítimas de violência psicológica, sexual e física, por acreditarem que as cobranças do namorado(a) são provas de amor.
A Delegada Michele referiu também que o ideal é não compartilhar fotos íntimas, conhecidas como “nudes”, nem com colegas ou pessoas com quem se tenha mais intimidade, pois ao final de um relacionamento de namoro ou amizade, estas fotos poderão ser usadas de maneira indevida, causando grande prejuízo para a pessoa que as compartilhou.
Ao final, foram fornecidas orientações aos alunos no sentido de evitarem passar uma imagem indesejada nas redes sociais, com postagens que façam apologia ao uso de entorpercentes, conivência com a prática de crimes, ou ainda, que evitem conversar com perfis de pessoas desconhecidas.
A Polícia Civil do RS está sempre à disposição da sociedade para conversas sobre temas específicos, em escolas, igrejas e outras instituições.