O Caxias está na próxima fase do Campeonato Gaúcho. Na noite desta sexta-feira (8), na abertura da fase dos matas, o time grená venceu São José por 1 a 0 e avança na próxima fase da competição. O gol grená foi marcado por Vitor Feijão. O jogo foi marcado por injúria racial contra jogadores do Zequinha.
Aos 29 minutos do primeiro tempo, o jogo foi paralisado após China Balbino reclamar de possível manifestação racista de torcedor do Caxias, atrás da casamata do time visitante. O torcedor foi identificado, detido e retirado do Estádio Centenário, o jogo voltou aos 40 minutos.
O jogo teve 20 minutos de acréscimo para compensar a paralisação. Aos 55 minutos de jogo, uma chance de gol para o Caxias Gabriel Silva ganha da marcação, invade a área pela direita e rola para trás. Na marca do pênalti, Emerson Martins finaliza e só não marca o segundo, pois Fábio Rampi faz bela defesa. O jogo foi para o intervalo 1 a 0 para o Caxias.
Aos 7 minutos do segundo tempo, Gabriel Silva avançou e chutou cruzado, Fábio Rampi defendeu com o pé. Aos 12 minutos, o mesmo Gabriel Silva deu um pisão sem bola no jogador do São José e foi expulso.
Aos 24 minutos do segundo tempo, no seu primeiro toque na bola, Robinho marcou, mas o gol foi anulado por falta no início do lance. Aos 37 minutos grande defesa de Fabian Volpi. Após escanteio cortado, Marcílio fica com o rebote e cruza na medida para Fredson. O zagueiro, na pequena área, não consegue cabecear em cheio, mas mesmo assim a bola vai no gol e Fabian Volpi, com o pé, salva, evitando o empate.
O segundo tempo teve 10 minutos de acréscimo, aos 53, César Henrique tirou uma bola em cima da linha, salvando o Caxias. O jogo terminou 1 a 0 para o Grená. Com esse resultado o Caxias se classificou para as semifinais do Campeonato Gaúcho e aguarda o confronto entre Grêmio e Brasil de Pelotas para conhecer o adversário da semi.
Com a vitória garante a classificação para a Copa do Brasil de 2025. O Caxias volta a campo na terça-feira contra o Bahia pela segunda fase da Copa do Brasil.