A MetSul Meteorologia alerta que uma onda de tempestades deve atingir no final desta semana a Argentina, o Uruguai e o Sul do Brasil com risco elevado de chuva localmente forte a intensa e de tempestades com rajadas de vento muito fortes em alguns pontos.
No Sul do Brasil, os três estados da região estão compreendidos na área de risco. Serão dois dias com alta probabilidade de tempo severo na região.
A sexta-feira e o sábado terão elevado risco de formação de tempestades que, isoladamente, podem ser fortes a severas, com possibilidade de transtornos e danos em diferentes localidades, seja por chuva volumosa em curto período ou vendavais.
Serviços meteorológicos dos governos da região já começaram a emitir advertências sobre este provável episódio de tempo severo. O Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet), organismo oficial de previsão do tempo do governo do Uruguai, por exemplo, publicou um aviso à população sobre este episódio de tempo severo.
De acordo com o comunicado da Meteorologia do Uruguai, a partir desta sexta-feira haverá “o desenvolvimento de tempestades isoladas (algumas ocasionalmente fortes) em diversas zonas do território uruguaio”.
O comunicado acrescenta que “a partir da madrugada de sábado, prevê-se a formação de temporais fortes e ocasionalmente severos, acompanhados de chuvas abundantes e copiosas, que começarão a partir do Sudoeste e avançarão gradativamente em direção ao Nordeste do país”.
O tempo já começa a se instabilizar da tarde para a noite desta quinta-feira com áreas de instabilidade intensas isoladas com tempestades em Mendoza e no Centro argentino enquanto no Rio Grande do Sul a chuva retorna para parte do estado, afetando pontos do Oeste, Noroeste e o Norte até o fim do dia, não se descartando algum temporal isolado e chuva forte localizada.